Audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de educação em ciências

Autores

  • Victor Menezes Freitas Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, GO
  • Wellington Pereira de Queirós Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, GO
  • Nília Oliveira Lacerda Universidade Estadual de Goiás, GO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p592

Resumo

O presente trabalho traz um levantamento bibliográfico realizado a partir de 10 periódicos da área de Ensino, das publicações de 2005 até 2014, sobre a temática audiovisual na Educação em Ciências. Utilizamos a metodologia da pesquisa documental e a análise de conteúdo de Bardin.  A partir da análise realizada obtivemos um resultado em que a categoria predominante foi Artefato/Audiovisual Didático na Educação em Ciências, e que o uso do audiovisual no Ensino de Ciências ainda é pouco explorado, possuindo características neutro-instrumentais. Constatamos também a ausência de um modo de uso do audiovisual no Ensino de Ciências sob a perspectiva crítico-transformadora e, a falta de diálogo entre a área de Educação em Ciências e o referencial teórico-metodológico de audiovisual/comunicação. Ao considerar este cenário, apontamos a necessidade de pesquisas na área de Educação em Ciências com o uso do audiovisual crítico-progressista com estudantes e professores.

Biografia do Autor

Victor Menezes Freitas, Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, GO

Victor Menezes de Freitas é mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás e possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor do Ensino Básico na Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Possui experiência na área do Ensino de Física e atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências e de Física em espaços não formais; Enfoque das relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Audiovisual na Educação em Ciências.

Wellington Pereira de Queirós, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, GO

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás, graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás.  Atualmente é professor Adjunto 2 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso, atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Sua principal linha de pesquisa é História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências, especificamente na Formação Inicial de professores de Física e na docência universitária. Além disso, atua nas linhas de pesquisa: Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Possui vários artigos publicados na área de Educação em Ciências. 

Nília Oliveira Lacerda, Universidade Estadual de Goiás, GO

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências – PPGEduc, UnB, DF. Mestre em Ensino de Ciências (UnB, 2009). Graduação em Licenciatura plena em Química pela Universidade Estadual de Goiás (UEG, 2001). Professora da educação básica (1999-2015). Professora de formação de professores de química da Universidade Estadual de Goiás no regime de dedicação exclusiva. Coordenadora do PIBID subprojeto Química – CCET-UEG (2014-2016). Coordenadora do LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores - CCET-UEG). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação CTS, formação de professores, estágio supervisionado, análise e elaboração de material didático.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Freitas, V. M., de Queirós, W. P., & Lacerda, N. O. (2018). Audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de educação em ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 592–633. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p592

Edição

Seção

Bases Teóricas e Metodológicas do Ensino de Física mediadas por TICs