Ciclo de Modelagem associado à automatização de experimentos com o Arduino: uma proposta para formação continuada de professores

Marcio Vinicius Corrallo, Astrogildo de Carvalho Junqueira, Tunísia Eufrausino Schuler

Resumo


Este artigo discute a implementação do ciclo de Modelagem de Hestenes associado à automatização de atividades experimentais com a plataforma de prototipagem Arduino. Além das metodologias imbricadas com elementos tecnológicos, buscamos uma constante reflexão sobre o papel das atividades práticas e a participação do aluno durante o processo de ensino e de aprendizagem. Partindo de demandas do ensino de Física e recorrendo à modelização como uma estratégia metodológica com suas ferramentas inerentes, e, finalmente, convergindo às próprias realidades a partir da contextualização e extrapolação dos modelos propostos. Como aplicação, apresentamos um relato de experiência de um curso de extensão universitária, destinado aos professores de Física da educação básica e estudantes de licenciatura. Em decorrência, destacamos que os participantes do curso de extensão apresentaram, ao longo dos encontros, maior reconhecimento sobre a importância da atuação discente em todas as etapas do ciclo de Modelagem, inclusive durante o próprio planejamento da prática experimental. Eles ainda indicaram como satisfatória a junção das ferramentas tecnológicas com a dinâmica do ciclo de Modelagem, bem como possível a implementação em suas práticas experimentais já consolidadas.


Palavras-chave


Ciclos de Modelagem; Arduino; Atividade Experimental; Ensino de Física

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p634

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >