Modeling cycles associated with the automation of experiments using Arduino: a proposal for continuing teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p634

Abstract

This paper discusses the implementation of David Hestenes’ Modeling cycles associated with the automation of experimental activities with the prototyping platform Arduino. It looks beyond the methodologies related to technological elements, and above all, aims at a reflection upon the role of modeling in science and its limits of validity. This way, it starts from demands of teaching Physics and uses modeling as a methodological strategy with its inherent tools, and finally converges towards their own realities based on the contextualization and extrapolation of models. As an example of application, we present the report of an experience in an extension course at a university, intended for Physics teachers, which had preliminarily proved that the connection of use of technological tools and the stages of Modeling cycles was satisfactory.

 

Author Biographies

Marcio Vinicius Corrallo, Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo

Professor do Instituto Federal de São Paulo – IFSP – Campus São Paulo, desde 2010. Doutor em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo. Professor permanente do programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP. Atua em cursos e projetos de Educação a Distância no IFSP.  Investiga principalmente o uso e as aplicações das atividades experimentais, com apoio de tecnologias, para a formação de professores de Física.

http://lattes.cnpq.br/0926401577347021

Astrogildo de Carvalho Junqueira, Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo

Possui Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em Tecnologia Nuclear, os dois títulos pela Universidade de São Paulo/IPEN na área de Física/Estado Sólido, com ênfase em Interações Hiperfinas. Desde 2006, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (ex-CEFET/SP) onde ministra aulas para os cursos de graduação de Licenciaturas, de Engenharias e Tecnológicos e para Ensino Médio Técnico, além de já ter orientado alunos no curso de Mestrado Profissional de Ensino em Ciências e Matemática da CampusSão Paulo. Paralelamente às atividades de ensino, realiza atividades de extensão e pesquisa em ensino de Física e inserção de novas tecnologias no ensino de Física, particularmente a plataforma Arduino e seus sensores.

http://lattes.cnpq.br/0429482181200294

Tunísia Eufrausino Schuler, Instituto Federal do Paraná, Campus Foz do Iguaçu

Licenciada em Física pela USP e mestre em Engenharia Elétrica pela Poli, USP. Foi professora visitante de Física na Universidade Nacional do Timor Leste e professora substituta no IFSP, São Paulo. Atualmente é professora DE no IFPR, Campus Foz do Iguaçu. Sua pesquisa está concentrada no ensino não formal de Física, baseando-se nas teorias de Paulo Freire, na formação de professores, no uso de tecnologias no ensino de Física e em energias renováveis.

http://lattes.cnpq.br/3460890016238820

Published

2018-09-14

How to Cite

Corrallo, M. V., Junqueira, A. de C., & Schuler, T. E. (2018). Modeling cycles associated with the automation of experiments using Arduino: a proposal for continuing teacher training. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 634–659. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p634

Issue

Section

Bases Teóricas e Metodológicas do Ensino de Física mediadas por TICs