Contribuições do Arduíno no Ensino de Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p721Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o uso do Arduino no ensino de Física, realizada através da consulta a artigos publicados nas principais revistas de ensino de Ciências do Brasil. A pesquisa concentrou-se nas contribuições do uso do Arduino direcionados ao ensino de Física e resultou numa amostra de 20 artigos. Os trabalhos consultados foram classificados em duas categorias: propostas didáticas testadas em sala de aula, e propostas didáticas para aplicação em sala de aula. Além disso, são apontados os principais objetivos esperados pelas práticas, as quais são: inovação dos laboratórios didáticos, interdisciplinaridade e contextualização, potencializar a aprendizagem dos conceitos físicos, tornar as aulas atraentes e motivadoras, obtenção de dados e difusão do Arduino. É possível constatar que, apesar dessa tecnologia ser relativamente nova, já existem muitas publicações na área, com possíveis aplicações no ensino de Física. A maioria, com propostas metodológicas voltadas para a prática experimental, bem como, a automatização dos laboratórios didáticos. Em geral, nas práticas experimentais abordadas foram obtidos resultados de pesquisa satisfatórios, porém pontuais. Embora sejam divulgadas muitas propostas didáticas inovadoras, ainda há poucos trabalhos que mostram dados quanto à aprendizagem de conceitos físicos por meio da aplicação dos recursos já citados, em sala de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >