O Ensino de Ciências e a Justiça Social – questões para o debate

Cristiano B. Moura

Resumo


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p1


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Justiça Social

Texto completo:

PDF/A

Referências


SELLES, S. E. A BNCC e a Resolução CNE/CP nº 2/2015 para a formação docente: a “carroça na frente dos bois”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 337-344, ago. 2018.

MARTINS, A. F. P. Sem carroça e sem bois: breves reflexões sobre o processo de elaboração de “uma” BNCC. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 689-701, dez. 2018.

BAZZUL, J. Neoliberal ideology, global capitalism, and science education: Engaging the question of subjectivity. Cultural Studies of Science Education, v. 7, n. 4, p. 1001-1020, 2012.

CARTER, L. The elephant in the room: Science education, neoliberalism and resistance. In: Bencze, J. L.; Alsop, S. (Eds.). Activist Science and Technology Education. Netherlands: Springer, p. 23-36, 2014.

MOURA, C. B. Educação Científica, História Cultural da Ciência e Currículo: articulações possíveis. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação) – Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 210 p., 2019.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Santos, B. S.; Meneses M. (Orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, p. 23-72, 2010.

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.

BIESTA, G. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 808-825, 2012.

MILLER, J. L. Teorização do currículo como antídoto contra/na cultura da testagem. E-Curriculum, v. 12, n. 3, p. 2043-2063, 2014.




DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p1

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >