ENEM, prática docente e metodologias ativas: uma equação que não fecha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p55

Resumo

A partir de uma revisão literária duodecenal, em periódicos dedicados explicitamente ao ensino de física, observamos que a relação entre ENEM e prática docente não é investigada. Discussões sobre a possibilidade do ENEM estar contribuindo para a promoção de posturas mais tradicionais em sala de aula são fortemente evitadas nesses últimos 20 anos. Nessa perspectiva, o exame estaria em grande conflito com as ideias estruturantes das metodologias de aprendizagem ativa. O trabalho apresenta os detalhes da revisão implementada, propondo que os possíveis mecanismos de influência do referido exame, nas atividades de sala de aula, sejam trazidos para o centro das discussões sobre ensino de física.

Biografia do Autor

Erick dos Santos Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Juína

Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do quadro permanente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Dedica-se às atividades de pesquisa e extensão, voltadas ao ensino de física e seu diálogo mais direto com a sala de aula, com ênfase em estratégias de ensino e formação de professores. Tópicos de interesse: estratégias de ensino, formação de professores, videoanálise e modelagem físico-matemática.

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Silva, E. dos S. (2019). ENEM, prática docente e metodologias ativas: uma equação que não fecha. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(1), 55–68. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p55

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física