Contextualização e tradução do artigo “Demonstração dos teoremas relativos às ações Eletrodinâmicas”, escrito por J. Bertrand.

João Paulo Martins de Castro Chaib

Resumo


J. Bertrand costuma ser conhecido por suas contribuições para a mecânica e para a matemática, mas pouco se sabe sobre sua predileção para a eletrodinâmica. Assim, de maneira inédita, apresentamos a contextualização e a tradução comentada, do francês para o português, do artigo “Demonstração dos teoremas relativos às ações eletrodinâmicas”. Nesse artigo, Bertrand deduz catorze teoremas fundamentais da eletrodinâmica. Entre outros pontos, tece considerações a respeito da validade da 3a lei de Newton na eletrodinâmica, deduz a Força de Ampère de apenas dois fatos experimentais – diminuindo o número dos casos de equilíbrio necessários de quatro para dois – obtém o teorema equivalente ao divergente do campo magnético (uma das equações de Maxwell), faz considerações sobre o potencial eletrodinâmico, e deduz a relação entre um dipolo magnético e um circuito fechado plano.


Palavras-chave


Bertrand; Eletrodinâmica; Teoremas; 3a Lei de Newton; Ampère; História da Ciência

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p99

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >