Influences of class methodology on discourses about Physics class of high school students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p599

Abstract

In order to investigate the discourses about Physics class of high school students from a state school in São Paulo, focus groups were organized with first and third grade volunteer students from that same school. Data were recorded using audio recordings which were transcribed for analysis guided by notions of Orlandi's theory of French Discourse Analysis. The comprehension of the data provided different perspectives on the discourses about the Physics classes of the students who participated in the research and its relationships with the classroom methodologies. The analysis indicated discourses that raise the meaning of Physics classes that are affiliated with methodologies that prioritize the accumulation and memorization of content, equations and quantitative exercises. These are classes in which there is no stimulus to questions and debates; thus Physics is understood as an irrefutable scientific truth. Under these conditions, the main agent of the classes is the teacher and the subjectivities of the students are discredited, as well as the social, historical, political and cultural qualities of Physics itself. On the other hand, there are discourses of students who experienced Physics classes in which teachers employed methodologies that provide a more active participation of students, making them show greater interest in this subject.

Author Biographies

Dayvid Bruno Fernandes da Silva, Master Degree of Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências (PECIM) da Universidade Estadual de Campinas

Graduado no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), foi bolsista de iniciação científica pelo Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), desenvolvendo pesquisa que visou analisar as tendências dos trabalhos publicados em grandes eventos brasileiros na área de Ensino de Ciência, na linha temática de Linguagem, e sua relação com a prática docente. Desenvolveu também pesquisa na qual analisou os discursos de estudantes do Ensino Médio no intento de interpretar seus sentidos de aula de Física. Tem experiência na área de Linguagem no Ensino de Física e na teoria da Análise de Discurso Francesa pelo referencial teórico de Michel Pêcheux e vem participando de congressos locais, regionais e nacionais nos quais publicou resultados de suas pesquisas juntamente com colaboradores. Além disso, tem experiência em intercâmbio internacional pelo programa Ciências sem Fronteiras, pelo qual estudou um ano e meio nos Estados Unidos da América, aperfeiçoando conhecimentos acadêmicos e também do idioma local. Recebeu diversas vezes durante a sua graduação, certificado de melhor aluno da turma e terminou a graduação com êxito. Também, é mestrando do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências (PECIM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e desenvolve pesquisa relacionada aos discursos sobre a natureza da luz em livros didáticos de Física do Ensino Médio.

Fernanda Cátia Bozelli, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, São Paulo

Professora Assistente Doutora do Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia (FEIS), UNESP, Campus de Ilha Solteira. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Bauru, Doutorado (2010) e Mestrado (2005) em Educação Para a Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, em específico, na área de Ensino de Física, com ênfase em Formação de Professores, processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores e linguagem, discurso e interações discursivas. Atualmente, é coordenadora de área do PIBID, do Curso de Licenciatura em Física, da UNESP, Campus de Ilha Solteira; de Projetos Núcleo de Ensino, Pró-Reitoria de Graduação da UNESP; do Programa de Licenciaturas Internacional (PLI) CAPES-França entre a UNESP e a Université Pierre et Marie Curie, Paris, e Coordenadora institucional pela UNESP do Programa LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – da CAPES. Orienta trabalhos na área de ensino de Ciências e de Física e está credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, Campus de Bauru.

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Published

2019-12-05

How to Cite

da Silva, D. B. F., & Bozelli, F. C. (2019). Influences of class methodology on discourses about Physics class of high school students. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(3), 599–629. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p599

Issue

Section

Pesquisa em Ensino de Física