Influências de metodologias de aula nos discursos sobre aula de Física de estudantes do Ensino Médio

Dayvid Bruno Fernandes da Silva, Fernanda Cátia Bozelli

Resumo


Com o objetivo de investigar os discursos sobre aula de Física de alunos do Ensino Médio de uma escola estadual paulista, foram organizados grupos focais com alunos voluntários de primeira e de terceira séries daquela mesma escola. O registro de dados ocorreu por meio de gravações de áudio que foram transcritas para a análise guiada por noções da teoria de Análise de Discurso francesa apresentada por Orlandi. A interpretação dos dados propiciou diferentes olhares sobre os discursos a respeito das aulas de Física dos estudantes que participaram da pesquisa e sua relação com a metodologia de aula. A análise apontou discursos que suscitam sentidos de aulas de Física que se filiam a metodologias que priorizam o acúmulo e a memorização de conteúdo, equações e exercícios quantitativos. São aulas nas quais não há o estímulo ao questionamento e a Física é entendida como uma verdade irrefutável. Nessas condições, o agente principal das aulas é o professor e as subjetividades dos alunos são desprestigiadas, bem como o caráter social, histórico, político e cultural da própria Física. Por outro lado, evidenciam-se discursos de alunos que vivenciam aulas de Física nas quais os professores empregam metodologias que propiciam uma participação mais ativa dos alunos fazendo com que demonstrem maior interesse por essa disciplina.


Palavras-chave


Ensino de Física; Ensino Médio; Metodologias de Aula; Análise de Discurso

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p599

 


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