Abordagem histórico-didática para o ensino da Teoria Eletrofraca utilizando simulações computacionais de experimentos históricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p242

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta didática para o Ensino Superior, voltada para a discussão de temas de Física Moderna Contemporânea, que inclui a abordagem da Teoria Eletrofraca por meio de uma composição histórica dessa teoria e simulações computacionais dos experimentos históricos que contribuíram no processo de unificação das interações eletromagnéticas e fracas. Esta proposta foi elaborada com base teórica e metodológica nos princípios de abordagens histórico-didáticas, da teoria de Aprendizagem Significativa, Didática das Ciências e Unidades Didáticas. A análise de questionários e de diagramas de Gowin, utilizados para avaliar a efetividade de ensino da proposta didática, evidencia indícios positivos na aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos científicos e em relação à Natureza da Ciência. 

Biografia do Autor

Márcia da Costa, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, UEL. Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atualmente é professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste, atuando nos seguintes tópicos: História e Filosofia da Ciência, Inserção de Física Moderna no Ensino Médio, Física de Partículas, Questões de Gênero na Comunidade Científica e Softwares para o Ensino de Física.

Irinéa de Lourdes, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Física, modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestra em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1992), doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Université Paris VII (1999), com pós-doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Massachusetts Institute of Technologie (MIT), no período de 2009/2010. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Costa, M. da, & Lourdes, I. de. (2020). Abordagem histórico-didática para o ensino da Teoria Eletrofraca utilizando simulações computacionais de experimentos históricos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(1), 242–262. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p242

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

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