Abordagem histórico-didática para o ensino da Teoria Eletrofraca utilizando simulações computacionais de experimentos históricos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p242Resumo
Este artigo apresenta uma proposta didática para o Ensino Superior, voltada para a discussão de temas de Física Moderna Contemporânea, que inclui a abordagem da Teoria Eletrofraca por meio de uma composição histórica dessa teoria e simulações computacionais dos experimentos históricos que contribuíram no processo de unificação das interações eletromagnéticas e fracas. Esta proposta foi elaborada com base teórica e metodológica nos princípios de abordagens histórico-didáticas, da teoria de Aprendizagem Significativa, Didática das Ciências e Unidades Didáticas. A análise de questionários e de diagramas de Gowin, utilizados para avaliar a efetividade de ensino da proposta didática, evidencia indícios positivos na aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos científicos e em relação à Natureza da Ciência.
Referências
ADÚRIZ-BRAVO, A.; IZQUIERDO, Y. M. Acerca de la didáctica de las ciencias como disciplina autónoma. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 1, n. 3, p. 130-140, 2002.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Tradução: TEODORO, V. D. Lisboa: Editora Plátano, 2003. 243 p.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. RETO, L. A.; PINHEIRO, A. São Paulo: Edições 70, 2011.
BATISTA, I. L. Uma adoção da História e Filosofia da Ciência no desenvolvimento dos saberes docentes interdisciplinares. In: BATISTA, I. L. (Org). Conhecimentos e saberes na educação em ciências e matemática. Londrina: Editora Eduel, 2016. p. 157-167.
BATISTA, I. O ensino de teorias físicas mediante uma estrutura histórico-filosófica. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 461-476, 2004.
CACHAPUZ, A. F. PRAIA, J.; JORGE, M. Da Educação em Ciência às orientações para o ensino de Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 363-381, dez, 2004.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; PÉREZ, G. D.; CARRASCOSA, J.; MARTÍNEZ-TERRADES, F. A emergência da didáctica das ciências como campo específico de conhecimento. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 14, n. 1, p. 155-195, 2001.
CHANG, H. How historical experiments can improve scientific knowledge and science education: the cases of boiling water and electrochemistry. Science & Education, v. 20, p. 317-341, 2011.
COSTA, M. experimentos históricos em ambiente virtual: uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior. 2019. 423 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
GOWIN, D. B.; ALVAREZ, M. A. The art of educanting with V diagrams. Cambridge Universit Press, 2005. 231 p.
HEERING, P. Analysing unsuccessful experiments and instruments with the replication method. Éndoxa, Madrid, n. 19, p. 315-40, 2005.
LEDERMAN, N. G., ABD-EL-KHALICK, F. Avoiding de-Natured Science: Activities That Promote Understandings of the Nature of Science. In: MCCOMAS, W. F (Ed). The nature of science in science education: Rationales and strategies. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1998, p. 83-126.
METZ, D.; STINNER, A. A role for historical experiments: capturing the spirit of the itinerant lecturers of the 18th century. Science & Education, v. 16, n. 6, p. 613-624, 2007.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre, 2006.
NETO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H.; OSTERMANN, F. Estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão do fenômeno da complementaridade em atividades didáticas mediadas pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 293-320, mai/ago. 2015.
PEREIRA. P. A.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 3, p. 393-420, dez. 2009.
VALADARES, J. Organizadores gráficos facilitadores da Aprendizagem Significativa: Diagramas em Vê e Mapas conceituais. Coleção Educação e Desenvolvimento. Lisboa: UIED, 2014.
ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >