Relato de um Processo Investigativo a partir de Proposições Orientadas de Problemas no Ensino de Acústica

Autores

  • Paulo Henrique dos Santos Sartori Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul
  • Graciela de Lima Freitas Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, Caçapava do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p782

Palavras-chave:

Atividades Investigativas, Experimentação, Estudo do Som

Resumo

O presente estudo trata de uma proposta no âmbito do Ensino de Física, sobre o tema “Estudo do Som”. Neste trabalho discute-se o papel das atividades experimentais investigativas em sala de aula relacionadas à Física, por meio do que denominamos Proposições Orientadas de Problemas (POP). Analisa-se como os alunos de um terceiro ano do Ensino Médio Integrado de uma escola pública do município de Caçapava do Sul, RS, se apropriam e interagem com o processo de investigação e quais as relações empíricas são capazes de inferir. Constatou-se que o grupo de alunos realizou as POP de forma autônoma, colaborativa e criteriosa; evidenciando a capacidade de refletir criticamente sobre o processo e denotando um saber-fazer muito próximo ao que se esperaria de uma abordagem típica de investigações científicas, obtendo relações empíricas pertinentes às diversas situações enfrentadas.

Biografia do Autor

Paulo Henrique dos Santos Sartori, Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Possui Mestrado em Educação em Ciências (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde realizou a Especialização em Matemática Aplicada (2003). Licenciado em Ciências (1991) e em Matemática (1994) pela Universidade de Cruz Alta. Tem experiência nas áreas da Física, Física Experimental e Biofísica no Ensino Superior; Física e Física Nuclear no Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental. Atuou no Núcleo de Apoio ao Ensino de Ciências da Universidade de Cruz Alta, prestando assessoria em Projetos de implementação de Laboratórios e ministrando Oficinas de Formação e Capacitação de Professores com ênfase em Experimentação Didática. Também trabalhou como Técnico em Histologia e Técnico em Laboratório: Multidisciplinar, Química e Biologia. Atualmente é Professor do Magistério Superior no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa, onde participa de projeto de Pesquisa sobre Atividade Experimental Problematizada e Coordena os Projetos de Extensão: Jogando Xadrez no Campus e nas Escolas e Curso Preparatório Comunitário. Atua, desde 2018, no Curso de Ciências da Natureza EaD da UFRGS, elaborando e confeccionando os Kits Didáticos de Física.

Graciela de Lima Freitas, Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, Caçapava do Sul

Licenciada em Ciências Exatas, Habilitação em Física pela Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul; Especialista em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul. Atualmente, é servidora pública, atuando como agente educacional no Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro.

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Publicado

2020-08-12

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas