Investigative Process Analysis from Oriented Problems Propositions in Teaching Acoustics
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p782Abstract
This study deals with a proposal in the field of Physics Education, on the theme "Study of Sound". In this paper we discuss the role of investigative experimental activities in the classroom related to physics, through what we call Oriented Problems Propositions (OPP). It analyzes how the students of a third year of the Integrated High School of a public school of the city of Caçapava do Sul, RS, appropriate and interact with the investigation process and which empirical relations are able to infer. It was found that the group of students performed the OPP autonomously, collaboratively and carefully; highlighting the ability to reflect critically on the process and denoting a know-how very close to what would be expected from a typical approach of scientific investigations, obtaining empirical relationships relevant to the various situations faced.References
ARAÚJO, M.S.T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf> Acesso em: 27 dez. 2017.
AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por Investigação: problematizando as atividades em sala de aula. Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. In: CARVALHO, A. M. P de (Org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: THOMSON, 2006.
BARBOSA, C. D.; GOMES, L. M.; CHAGAS, M. L. das; FERREIRA, F. C. L. O uso de simuladores via smartphone no ensino de Física: O experimento de Oersted. Revista Scientia Plena, v. 13, n. 1, 2017. Disponível em:
<https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/3358/1644>. Acesso em: 19 jul. 2018.
BORGES, A. T. Novos Rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 13, p. 291-313, 2002. Disponível em:
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607/609> Acesso em: 20 out. 2018.
BRASIL. Secretaria da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1999.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994.
FERNANDES, M. M.; SILVA, M. H. S. O trabalho experimental de investigação: das expectativas dos alunos às potencialidades no desenvolvimento de competências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 45-58, 2004.
GUEDES, A. G. Estudo de ondas estacionárias em uma corda com a utilização de um aplicativo gratuito para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173721666> Acesso em: 01 out. 2018.
JUNIOR, D. R. S.; COELHO, G. R. Ensino por investigação: problematizando as aprendizagens em uma atividade sobre condutividade elétrica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013. Águas de Lindóia. Anais... Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0600-1.pdf>. Acesso em: 01 out. 2018.
PARENTE, A. G. L. Práticas de investigação no ensino de ciências: percursos de formação de professores. 2012. 234p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.
PhET INTERACTIVE SIMULATIONS. University of Colorado Boulder. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/sound>. Acesso em: 15 set. 2018.
SILVA, L. R. C. O uso de aplicativos para smartphones e tablets no ensino de física: análise da aplicabilidade em uma universidade pública no Estado do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XI, EDUCERE. Disponível em:
<http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23096_11831.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
STEFANOVITS, A. Ser Protagonista: Física, 2º ano: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. v. 2.
STEFFANI, M. H. et al. “Vendo o som” com o uso das Novas Tecnologias de Informática e Comunicação. ResearchGate, 2014. Disponível em:
<https://www.researchgate.net/publication/228817189_Vendo_o_som_com_o_uso_das_Novas_Tecnologias_de_Informatica_e_Comunicacao>. Acesso em: 15 jun. 2018.
WESENDONK, F. S.; PRADO, L. Atividade didática baseada em experimento: discutindo a implementação de uma proposta investigativa para o Ensino de Física. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, abr. 2015. Disponível em:
<http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID265/v10_n1_a2015.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >