Relato de um Processo Investigativo a partir de Proposições Orientadas de Problemas no Ensino de Acústica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p782Resumen
O presente estudo trata de uma proposta no âmbito do Ensino de Física, sobre o tema “Estudo do Som”. Neste trabalho discute-se o papel das atividades experimentais investigativas em sala de aula relacionadas à Física, por meio do que denominamos Proposições Orientadas de Problemas (POP). Analisa-se como os alunos de um terceiro ano do Ensino Médio Integrado de uma escola pública do município de Caçapava do Sul, RS, se apropriam e interagem com o processo de investigação e quais as relações empíricas são capazes de inferir. Constatou-se que o grupo de alunos realizou as POP de forma autônoma, colaborativa e criteriosa; evidenciando a capacidade de refletir criticamente sobre o processo e denotando um saber-fazer muito próximo ao que se esperaria de uma abordagem típica de investigações científicas, obtendo relações empíricas pertinentes às diversas situações enfrentadas.
Citas
ARAÚJO, M.S.T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf> Acesso em: 27 dez. 2017.
AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por Investigação: problematizando as atividades em sala de aula. Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. In: CARVALHO, A. M. P de (Org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: THOMSON, 2006.
BARBOSA, C. D.; GOMES, L. M.; CHAGAS, M. L. das; FERREIRA, F. C. L. O uso de simuladores via smartphone no ensino de Física: O experimento de Oersted. Revista Scientia Plena, v. 13, n. 1, 2017. Disponível em:
<https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/3358/1644>. Acesso em: 19 jul. 2018.
BORGES, A. T. Novos Rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 13, p. 291-313, 2002. Disponível em:
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607/609> Acesso em: 20 out. 2018.
BRASIL. Secretaria da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1999.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994.
FERNANDES, M. M.; SILVA, M. H. S. O trabalho experimental de investigação: das expectativas dos alunos às potencialidades no desenvolvimento de competências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 45-58, 2004.
GUEDES, A. G. Estudo de ondas estacionárias em uma corda com a utilização de um aplicativo gratuito para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173721666> Acesso em: 01 out. 2018.
JUNIOR, D. R. S.; COELHO, G. R. Ensino por investigação: problematizando as aprendizagens em uma atividade sobre condutividade elétrica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013. Águas de Lindóia. Anais... Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0600-1.pdf>. Acesso em: 01 out. 2018.
PARENTE, A. G. L. Práticas de investigação no ensino de ciências: percursos de formação de professores. 2012. 234p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.
PhET INTERACTIVE SIMULATIONS. University of Colorado Boulder. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/sound>. Acesso em: 15 set. 2018.
SILVA, L. R. C. O uso de aplicativos para smartphones e tablets no ensino de física: análise da aplicabilidade em uma universidade pública no Estado do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XI, EDUCERE. Disponível em:
<http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23096_11831.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
STEFANOVITS, A. Ser Protagonista: Física, 2º ano: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. v. 2.
STEFFANI, M. H. et al. “Vendo o som” com o uso das Novas Tecnologias de Informática e Comunicação. ResearchGate, 2014. Disponível em:
<https://www.researchgate.net/publication/228817189_Vendo_o_som_com_o_uso_das_Novas_Tecnologias_de_Informatica_e_Comunicacao>. Acesso em: 15 jun. 2018.
WESENDONK, F. S.; PRADO, L. Atividade didática baseada em experimento: discutindo a implementação de uma proposta investigativa para o Ensino de Física. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, abr. 2015. Disponível em:
<http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID265/v10_n1_a2015.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >