O Projeto Eratóstenes: a reprodução de um experimento histórico como recurso para a inserção de conceitos da Astronomia no Ensino Médio

Autores

  • Antônio José de Jesus Santos Instituto Federal de Sergipe, campus de São Cristóvão
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1137

Resumo

Foram investigadas as contribuições educacionais de uma abordagem baseada na História da Ciência e na experimentação envolvendo conceitos científicos da área de Astronomia, destacando a reprodução do experimento realizado originalmente por Eratóstenes no século III A.C., destinado à medição do raio da Terra. Constatou-se que as atividades realizadas contribuíram expressivamente para que os estudantes do Ensino Médio de duas escolas públicas de Sergipe, o Colégio Estadual Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, em Aracaju, e o Instituto Federal de Sergipe, campus de São Cristóvão, tivessem o seu interesse despertado para a construção de novos conhecimentos científicos e compreendessem alguns aspectos inerentes às ciências e à Astronomia em particular, como o seu caráter empírico e o seu desenvolvimento histórico, imerso, portanto, em um específico contexto social, econômico e cultural. A abordagem utilizada possibilitou um grande envolvimento dos estudantes participantes e o aprimoramento da relação professor-aluno. As avaliações realizadas identificaram que houve significativa aprendizagem dos conceitos abordados envolvendo a Física e a Astronomia, como latitude, longitude, equinócio, solstício, meio-dia solar, entre outros conceitos que foram tratados de maneira interdisciplinar com outras áreas do saber, como a Geografia, a História e a Matemática.

Biografia do Autor

Antônio José de Jesus Santos, Instituto Federal de Sergipe, campus de São Cristóvão

Professor do Instituto Federal de Sergipe, campus de São Cristóvão.

Marcos Rincon Voelzke, Universidade Cruzeiro do Sul

Bacharel em Física pela UFSCar, Doutor em Astronomia pela Universidade de Bohn, Alemanhã, Docente e pesquisador no Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul.

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul

Licenciado e Bacharel em Física pelo IFUSP, Mestre e Doutor em Ciências pelo IFUSP, Docente e pesquisador no Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

de Jesus Santos, A. J., Voelzke, M. R., & Teixeira de Araújo, M. S. (2012). O Projeto Eratóstenes: a reprodução de um experimento histórico como recurso para a inserção de conceitos da Astronomia no Ensino Médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(3), 1137–1174. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1137

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física