Possibilidades pedagógicas na perspectiva de uma educação online

Autores

  • Andreson Lopes de Lacerda Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC
  • Tatiana da Silva Departamento de Física, UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p157

Resumo

No presente, muitas são as possibilidades que os professores têm em mãos para melhorar sua prática. As mais recentes tecnologias digitais abriram novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem das ciências em geral e, particularmente, da Física. Dentre essas tecnologias estão os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que ampliaram as possibilidades e iniciativas de produção de cursos, disciplinas e atividades baseadas no contexto online. É nesse cenário, portanto, que esse artigo se estabelece. Sugere-se o design instrucional como contribuição para a elaboração de estratégias de aprendizagem em AVA. Os resultados apresentados buscam aproximar, numa perspectiva integradora, os pressupostos norteadores adotados frente às tecnologias para o ensino de Física, particularmente, apoiados por um ambiente virtual de aprendizagem, e este por sua vez como apoio a uma sala de aula presencial. O material resultante dessa investigação busca estabelecer múltiplas conexões com o espaço virtual e garantir a articulação de cada material com os demais do mesmo conjunto, furtando-se de estabelecer uma proposta fragmentada e descontextualizada do programa da disciplina.

Biografia do Autor

Andreson Lopes de Lacerda, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica

Tatiana da Silva, Departamento de Física, UFSC

Departamento de Física, UFSC

Downloads

Publicado

2014-09-26

Como Citar

Lacerda, A. L. de, & da Silva, T. (2014). Possibilidades pedagógicas na perspectiva de uma educação online. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(1), 157–179. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p157

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas