Concepções de estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos de média e dispersão de dados
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p51Resumo
Este trabalho investiga como um grupo de estudantes do Ensino Médio lida com dados no laboratório de Física. Em particular, como eles representam o melhor valor de uma medida e quais significados eles atribuem ao cálculo do valor médio como uma das formas de se apresentar o valor mais representativo de um conjunto de dados experimentais. Avalia também a evolução na capacidade dos estudantes em julgar a qualidade dos dados, levando-se em consideração a dispersão dos valores dos conjuntos. Ao todo, 250 estudantes do 1º ano do Ensino Médio participaram de pelo menos uma das etapas da pesquisa, que consistiu na aplicação de dois testes, um no início e outro no final do ano letivo. A comparação dos resultados do pré e do pós-teste indica, para o grupo de alunos pesquisado, certa sofisticação na forma de representação de dados experimentais e acerca dos significados atribuídos aos construtos relacionados. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >