Aspectos da teoria de Vigotski no processo de medição de grandezas físicas na universidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p822Resumo
Investigamos o uso intencional de signos científicos por parte de estudantes universitários no laboratório didático de física analisando a resolução de tarefas simples de tratamento estatístico de dados num experimento hipotético de mecânica por meio de um levantamento discursivo. Interpretamos nossos resultados com base na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, descrevendo a forma com que estímulos externos auxiliares podem alterar o comportamento do indivíduo ao relatar, comparar, e reunir dados experimentais. Nossa abordagem naturalmente permite delinear como os signos associados às medições experimentais são gradualmente incorporados pelos indivíduos ao longo da instrução formal no ensino superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >