Uma conversa com Gerald Holton

Bernardo Jefferson, Olival Freire Junior

Resumo


O físico Gerald Holton, professor da Universidade de Harvard,
tem sido um expoente nas áreas de História da Ciência e de
Ensino de Física. Ele foi um dos criadores da chamada
abordagem conectiva, na qual contribuições da História e da
Filosofia da Ciência, bem como relações entre a Física e outras
disciplinas científicas e atividades sociais, são fortemente
valorizadas. A mais conhecida realização de Holton, nesse
terreno, foi a produção, na década de 1960, do Projeto Harvard
de Ensino de Física. Como historiador da ciência, Holton
notabilizou-se pela introdução do conceito de temas em seus
estudos sobre a História da Física, especialmente nos séculos
XIX e XX. Seus livros mais conhecidos são: A imaginação
científica (Zahar, 1979), e Thematic origins of scientific
thought: Kepler to Einstein (Harvard University Press, 1988). A
entrevista foi conduzida por Bernardo Jefferson de Oliveira
(UFMG) e Olival Freire Junior (UFBa), na Universidade de
Harvard, que também se encarregaram de sua edição e notas.

Palavras-chave


Ensino de Física; História da Ciência; Projeto

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >