Uma conversa com Gerald Holton
Resumo
O físico Gerald Holton, professor da Universidade de Harvard, tem sido um expoente nas áreas de História da Ciência e de Ensino de Física. Ele foi um dos criadores da chamada abordagem conectiva, na qual contribuições da História e da Filosofia da Ciência, bem como relações entre a Física e outras disciplinas científicas e atividades sociais, são fortemente valorizadas. A mais conhecida realização de Holton, nesse terreno, foi a produção, na década de 1960, do Projeto Harvard de Ensino de Física. Como historiador da ciência, Holton notabilizou-se pela introdução do conceito de temas em seus estudos sobre a História da Física, especialmente nos séculos XIX e XX. Seus livros mais conhecidos são: A imaginação científica (Zahar, 1979), e Thematic origins of scientific thought: Kepler to Einstein (Harvard University Press, 1988). A entrevista foi conduzida por Bernardo Jefferson de Oliveira (UFMG) e Olival Freire Junior (UFBa), na Universidade de Harvard, que também se encarregaram de sua edição e notas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >