Uma conversa com Gerald Holton

Autores

  • Bernardo Jefferson UFMG - Minas Gerais
  • Olival Freire Junior UFBA - Bahia

Resumo

O físico Gerald Holton, professor da Universidade de Harvard, tem sido um expoente nas áreas de História da Ciência e de Ensino de Física. Ele foi um dos criadores da chamada abordagem conectiva, na qual contribuições da História e da Filosofia da Ciência, bem como relações entre a Física e outras disciplinas científicas e atividades sociais, são fortemente valorizadas. A mais conhecida realização de Holton, nesse terreno, foi a produção, na década de 1960, do Projeto Harvard de Ensino de Física. Como historiador da ciência, Holton notabilizou-se pela introdução do conceito de temas em seus estudos sobre a História da Física, especialmente nos séculos XIX e XX. Seus livros mais conhecidos são: A imaginação científica (Zahar, 1979), e Thematic origins of scientific thought: Kepler to Einstein (Harvard University Press, 1988). A entrevista foi conduzida por Bernardo Jefferson de Oliveira (UFMG) e Olival Freire Junior (UFBa), na Universidade de Harvard, que também se encarregaram de sua edição e notas.

Biografia do Autor

Bernardo Jefferson, UFMG - Minas Gerais

Graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) com estágio de pesquisa na Harvard University (1997 e 1998) e pós-doutorado em História da Ciência no Massachusetts Institute of Technology (2004-2005).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Olival Freire Junior, UFBA - Bahia

Licenciado e Bacharel em Fisica pela UFBa, Mestre em Ensino de Física e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Jefferson, B., & Junior, O. F. (2008). Uma conversa com Gerald Holton. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(3), 315–328. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/5810

Edição

Seção

Artigos