A ciência Galileana: uma ilustre desconhecida

Autores

  • Elder Sales Teixeira UEFS - Bahia
  • Olival Freire Junior UFBA - Bahia

Resumo

Este artigo investiga, em um estudo de caso, a compreensão de professores de Física, da escola secundária, acerca da natureza da Ciência Galileana. O resultado obtido, com um percentual de respostas equivocadas ou inconsistentes superando largamente o das respostas coerentes, revela fragilidade no entendimento da mudança conceitual e metodológica representada pela Ciência Galileana face ao Aristotelismo, e evidencia deficiências do sistema universitário sob o qual se formam esses professores. Argumenta-se na conclusão que a formação dos professores de Física conflita com tendências contemporâneas nas quais os aspectos históricos e epistemológicos são considerados parte integrante do ensino de ciências.

Biografia do Autor

Olival Freire Junior, UFBA - Bahia

Licenciado e Bacharel em Fisica pela UFBa, Mestre em Ensino de Física e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Teixeira, E. S., & Junior, O. F. (1999). A ciência Galileana: uma ilustre desconhecida. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(1), 35–42. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6874

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)