Ensino de Física para surdos: um experimento mecânico e um eletrônico para o ensino de ondas sonoras

Autores

  • Deise Benn Pereira Vivas Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-7007-3366
  • Elder Sales Teixeira Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal da Bahia
  • Juan Alberto Leyva Cruz Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p197

Resumo

Este trabalho se insere na temática sobre o papel das Tecnologias Assistivas na compreensão conceitual e na promoção da inserção social de estudantes surdos. São apresentadas duas versões (mecânica e eletrônica) de um experimento didático desenvolvido pelos autores para o ensino de ondas sonoras, voltado primordialmente para estudantes surdos do Ensino Médio. Inicialmente, é feito um breve histórico da educação para surdos desde a antiguidade, seguida de uma discussão teórica sobre a física da voz. Na sequência, são apresentadas as duas versões do experimento com seus detalhes técnicos e o processo de elaboração dos mesmos, bem como, uma discussão teórica acerca de uma perspectiva para uso didático destes experimentos, orientado por uma visão vigotskiana. Ao final, são feitas considerações acerca do potencial uso didático do experimento visando a inclusão dos alunos surdos em classes regulares, visto que se trata de experimentos ainda não avaliados em situações reais de sala de aula.

Biografia do Autor

Deise Benn Pereira Vivas, Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal da Bahia

Formada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2012), Mestrado em andamento em Ensino, Filosofia e História da Ciência, pela Universidade Federal da Bahia (2015). 

Elder Sales Teixeira, Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Ensino Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2003) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Juan Alberto Leyva Cruz, Universidade Estadual de Feira de Santana

Bacharel em Física pela Universidade de Oriente-Cuba (1997) e Doutorado em Ciências com área de atuação em Física Aplicada à Medicina e Biologia, pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana na Bahia. 

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Vivas, D. B. P., Teixeira, E. S., & Cruz, J. A. L. (2017). Ensino de Física para surdos: um experimento mecânico e um eletrônico para o ensino de ondas sonoras. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(1), 197–215. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p197

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física