Ensino de Mecânica Quântica na licenciatura em Física por meio da História e Filosofia da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74157Resumo
Neste artigo são analisados os resultados da aplicação de uma proposta didática no contexto de ensino da Mecânica Quântica (MQ) baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) implementada no curso de licenciatura em Física. É discutido do planejamento às atividades de aprendizagem observando como essas potencializam ou limitam a concretização da compreensão histórico-conceitual da Teoria Quântica. Foi possível concluir, através de observação, gravação de áudio e vídeo e documento (atividades individuais), que a proposta conseguiu conduzir as ações que envolvem a prática docente, desde o conteúdo específico até o planejamento do processo de transposição didática. Entre as contribuições da pesquisa, o uso da HFC como o eixo condutor do ensino promoveu a contextualização dos conteúdos no próprio processo de sua produção, criando condições para que os estudantes aprendam a MQ experimentando a curiosidade e a autonomia na construção de seu aprendizado. Os resultados também apontam que existem importantes cuidados a serem tomados quando se propõe metodologias inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem.
Referências
ALBERT, D. Z. Quantum Mechanics and experience. Harvard University Press, 1994. p. 206.
ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. [S.l.]: Allyn & Bacon, 2001.
ARTIGUE, M. Didactical engeneering as a framework for the conception of teaching products. In: BIEHLER, R. E. A. (Ed.). Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 27-39, 1994.
ASPECT, A.; DALIBARD, J.; ROGER, G. Experimental test of Bell’s inequalities using time-varying analyzers. Physical Review Letters, v. 49, n. 25, p. 1804-1807, 1982b.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 de Jul. 2020.
BELL, J. S. On the Einstein Podolsky Rosen Paradox. Physics 1, p. 195-200, 1964.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, M. Serão as regras da transposição didática aplicáveis à Física Moderna? Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 387-404, 2005.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. La Pensée Sauvage, Argentina, 1991.
COLL, C. et al. Los contenidos en la reforma: enseñanza y aprendizaje de conceptos, procedimientos y actitudes. Buenos Aires, 1992.
CUESTA-BELTRÁN, Y. J. Estado del arte: tendências en la enseñanza de la física cuántica entre 1986 y 2016. TED: N° 44, p. 147-166, 2018.
DIDIŞ, N.; ERYILMAZ, A.; ERKOÇ, Ş. Pre-service Physics Teachers’Comprehension of Quantum Mechanical Concepts. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, v. 6, n. 4, p. 227-235, 2010.
EINSTEIN, A.; PODOLSKY, B.; ROSEN, N. Can quantum-mechanical description of physical reality be considered complete? Physical Review, v. 47, p. 777-780, 1935.
FORATO, T. C. M.; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P; FERREIRA, J. M. H. (Orgs.) EDUFRN, Natal, 2012. p.123-154.
GIL PÉREZ. D. el al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153; 2001.
GRECA, I. M. Construindo significados em mecânica quântica: resultados de uma proposta didática aplicada a estudantes de física geral. 2000. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
HÖTTECKE, D.; HENKE, A.; RIESS, F. Implementing History and Philosophy in Science Teaching: Strategies, Methods, Results and Experiences from the European HIPST Project. Science & Education, v. 21, p. 1233, 2010.
JOHANSSON, A. et al. “Shut up and calculate”: the available discursive positions in quantum physics courses. Cultural Studies of Science Education, v. 13, p. 205-226, 2016.
KAMPOURAKIS, K. The “general aspects” conceptualization as a pragmatic and effective means to introducing students to nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 53, p. 667-682, 2016.
MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro do Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.
MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, dez. 2015.
MARTINS, R. A. Sobre o papel da história da ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, n. 9, p. 3-5, 1990.
MATTHEWS, M. Science Teaching: The Role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge. 1994.
MATTHEWS, M. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.12, n. 3, p. 164-214, 1995.
MODY, C. C. M. Scientific Practice and Science Education. Science Education, v. 99, n. 6, p. 1026-1032, 2015.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.
MONTENEGRO, R. L.; PESSOA JR., O. Interpretações da Teoria Quântica e as concepções dos estudantes do curso de Física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 2, p. 107-126, 2002.
MOURA, B. A.; SILVA, C. C. Critical and Transformative Teachers: A Rationale for History and Philosophy of Science in Teacher Education. In: PRESTES, M. E. B.; SILVA, C. C. (Eds.). Teaching Science with Context: Historical, Philosophical, and Sociological Approaches. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. cap.1. p. 3-13.
MOURA, C. B., GUERRA, A. História cultural da ciência: um caminho possível para a discussão sobre as práticas científicas no ensino de ciências? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 725-748, 2016.
MÜLLER, R.; WIESNER, H. Teaching quantum mechanics on an introductory level. American Journal of Physics, v. 70, n. 3, p. 200-209, 2002.
NETTO, J. S. Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de Física segundo a perspectiva sociocultural. 2015. 311 f. (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
NUNES, A. L. Física Quântica para Todos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVII, 2007. Atas...
OLIVEIRA, I. S. et al. Emaranhamento Quântico. Ciência Hoje, v. 42, n. 249, p. 32, 2008.
OLIVEIRA, R. A.; SILVA, A. P. B. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P; FERREIRA, J. M. H. (Orgs.) EDUFRN, Natal, 2012. p. 41-64.
OSTERMANN, F.; RICCI, T. S. F. Construindo uma unidade didática conceitual sobre Mecânica Quântica: um estudo na formação de professores de Física. Ciência & Educação, v. 2, p. 235-258, 2004.
PESSOA JR, O. Conceitos de Física Quântica. São Paulo: Livraria da Física, 2003.
PESSOA JR., O. Introdução histórica à Teoria Quântica, aos seus problemas de fundamento e às suas interpretações. Caderno de Física da UEFS, v. 04, n. 01 e 02, p. 89-114, 2006.
PRESTES, M. E. B.; CALDEIRA, A. M. A. Introdução. A importância da história da ciência na educação científica. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 1-16, 2009.
PIQUEIRA, J. R. C. Teoria quântica da informação: impossibilidade de cópia, entrelaçamento e teletransporte. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4303, 2011.
RIGOLIN, G.; RIEZNIK, A. A. Introdução à criptografia quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 4, p. 517-526, 2005.
ROSALES, S. F. D.; VERGARA, J. R. A.; VELEZ, E. L. M. ?Qué sentido tiene la naturaleza de la ciencia y la historiade la ciencia en la formación ciudadana y valórica de un ser planetário? In: GATICA, M. Q.; ROSALES, S. D.; CASTILLO, H. C. (Orgs.). Historia y Filosofía de la ciencia: aportes pra uma ‘nueva aula de ciencias’, promotora de cidadania y valores. Santiago do Chile: Bellaterra, 2014
SCHEID, N. M. J. História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios. Revista brasileira de Ensino em Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 443-458, 2018.
SILVA, B. V. C. História e filosofia da ciência como subsídio para elaborar estratégias didáticas em sala de aula: um relato de experiência em sala de aula. Revista Ciência & Ideias, v. 3, n. 2, 2012.
SOUZA, R. S.; SILVA, I.; TEIXEIRA, E. S. Conceitos de Física Quântica na formação de professores: construindo uma proposta didática orientada pela História e Filosofia da Ciência. In: SNHCT, 16, 2018. Anais eletrônicos... ISBN: 978-85-93331-02-2, 2018.
SOUZA, R. S.; SILVA, I.; TEIXEIRA, E. S. Contextualização histórica dos conceitos de emaranhamento quântico e não-localidade. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-20, 13 jul. 2020.
SOUZA, R. S.; GRECA, I. M.; SILVA, I.; TEIXEIRA, E.S. Reflexões sobre o Ensino de Mecânica Quântica nos Cursos de Graduação em Física a partir de Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1363-1391, 2021.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003. (Trabalho original publicado em 1926)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >