Ensino de Mecânica Quântica na licenciatura em Física por meio da História e Filosofia da Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74157

Resumo

Neste artigo são analisados os resultados da aplicação de uma proposta didática no contexto de ensino da Mecânica Quântica (MQ) baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) implementada no curso de licenciatura em Física. É discutido do planejamento às atividades de aprendizagem observando como essas potencializam ou limitam a concretização da compreensão histórico-conceitual da Teoria Quântica. Foi possível concluir, através de observação, gravação de áudio e vídeo e documento (atividades individuais), que a proposta conseguiu conduzir as ações que envolvem a prática docente, desde o conteúdo específico até o planejamento do processo de transposição didática. Entre as contribuições da pesquisa, o uso da HFC como o eixo condutor do ensino promoveu a contextualização dos conteúdos no próprio processo de sua produção, criando condições para que os estudantes aprendam a MQ experimentando a curiosidade e a autonomia na construção de seu aprendizado. Os resultados também apontam que existem importantes cuidados a serem tomados quando se propõe metodologias inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Rafaelle da Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Seabra

https://orcid.org/0000-0001-6713-2292
Professora de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Seabra; Doutora em História, Filosofia e Ensino de Ciências pela UFBA; Mestra em Ensino de Ciência e Matemática pela UEPB; Especialista em Fundamentos da Educação pela UEPB; Licenciada em Física pela UEPB.

rafaellessouza@gmail.com

Ileana M. Greca, Departamento de Didáticas Especificas, Universidad de Burgos, Espanha

https://orcid.org/0000-0003-3674-7985
Doutora em Física pela UFRGS; Professora do Departamento de Didáticas Especificas, Universidad de Burgos, Burgos, Espanha.
imgreca@ubu.es

Indianara Lima Silva, Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, BA

https://orcid.org/0000-0002-2124-6435
Doutora em História, Filosofia e Ensino de Ciências pela UFBA; Professora do Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia.
indianara.slima@gmail.com

Elder Sales Teixeira, Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, BA

https://orcid.org/0000-0002-6013-2043
Doutor em História, Filosofia e Ensino de Ciências pela UFBA; Professor do Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia.
eldersate@gmail.com

Referências

ALBERT, D. Z. Quantum Mechanics and experience. Harvard University Press, 1994. p. 206.

ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. [S.l.]: Allyn & Bacon, 2001.

ARTIGUE, M. Didactical engeneering as a framework for the conception of teaching products. In: BIEHLER, R. E. A. (Ed.). Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 27-39, 1994.

ASPECT, A.; DALIBARD, J.; ROGER, G. Experimental test of Bell’s inequalities using time-varying analyzers. Physical Review Letters, v. 49, n. 25, p. 1804-1807, 1982b.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 de Jul. 2020.

BELL, J. S. On the Einstein Podolsky Rosen Paradox. Physics 1, p. 195-200, 1964.

BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, M. Serão as regras da transposição didática aplicáveis à Física Moderna? Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 387-404, 2005.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. La Pensée Sauvage, Argentina, 1991.

COLL, C. et al. Los contenidos en la reforma: enseñanza y aprendizaje de conceptos, procedimientos y actitudes. Buenos Aires, 1992.

CUESTA-BELTRÁN, Y. J. Estado del arte: tendências en la enseñanza de la física cuántica entre 1986 y 2016. TED: N° 44, p. 147-166, 2018.

DIDIŞ, N.; ERYILMAZ, A.; ERKOÇ, Ş. Pre-service Physics Teachers’Comprehension of Quantum Mechanical Concepts. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, v. 6, n. 4, p. 227-235, 2010.

EINSTEIN, A.; PODOLSKY, B.; ROSEN, N. Can quantum-mechanical description of physical reality be considered complete? Physical Review, v. 47, p. 777-780, 1935.

FORATO, T. C. M.; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P; FERREIRA, J. M. H. (Orgs.) EDUFRN, Natal, 2012. p.123-154.

GIL PÉREZ. D. el al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153; 2001.

GRECA, I. M. Construindo significados em mecânica quântica: resultados de uma proposta didática aplicada a estudantes de física geral. 2000. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

HÖTTECKE, D.; HENKE, A.; RIESS, F. Implementing History and Philosophy in Science Teaching: Strategies, Methods, Results and Experiences from the European HIPST Project. Science & Education, v. 21, p. 1233, 2010.

JOHANSSON, A. et al. “Shut up and calculate”: the available discursive positions in quantum physics courses. Cultural Studies of Science Education, v. 13, p. 205-226, 2016.

KAMPOURAKIS, K. The “general aspects” conceptualization as a pragmatic and effective means to introducing students to nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 53, p. 667-682, 2016.

MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro do Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, dez. 2015.

MARTINS, R. A. Sobre o papel da história da ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, n. 9, p. 3-5, 1990.

MATTHEWS, M. Science Teaching: The Role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge. 1994.

MATTHEWS, M. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MODY, C. C. M. Scientific Practice and Science Education. Science Education, v. 99, n. 6, p. 1026-1032, 2015.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.

MONTENEGRO, R. L.; PESSOA JR., O. Interpretações da Teoria Quântica e as concepções dos estudantes do curso de Física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 2, p. 107-126, 2002.

MOURA, B. A.; SILVA, C. C. Critical and Transformative Teachers: A Rationale for History and Philosophy of Science in Teacher Education. In: PRESTES, M. E. B.; SILVA, C. C. (Eds.). Teaching Science with Context: Historical, Philosophical, and Sociological Approaches. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. cap.1. p. 3-13.

MOURA, C. B., GUERRA, A. História cultural da ciência: um caminho possível para a discussão sobre as práticas científicas no ensino de ciências? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 725-748, 2016.

MÜLLER, R.; WIESNER, H. Teaching quantum mechanics on an introductory level. American Journal of Physics, v. 70, n. 3, p. 200-209, 2002.

NETTO, J. S. Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de Física segundo a perspectiva sociocultural. 2015. 311 f. (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

NUNES, A. L. Física Quântica para Todos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVII, 2007. Atas...

OLIVEIRA, I. S. et al. Emaranhamento Quântico. Ciência Hoje, v. 42, n. 249, p. 32, 2008.

OLIVEIRA, R. A.; SILVA, A. P. B. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P; FERREIRA, J. M. H. (Orgs.) EDUFRN, Natal, 2012. p. 41-64.

OSTERMANN, F.; RICCI, T. S. F. Construindo uma unidade didática conceitual sobre Mecânica Quântica: um estudo na formação de professores de Física. Ciência & Educação, v. 2, p. 235-258, 2004.

PESSOA JR, O. Conceitos de Física Quântica. São Paulo: Livraria da Física, 2003.

PESSOA JR., O. Introdução histórica à Teoria Quântica, aos seus problemas de fundamento e às suas interpretações. Caderno de Física da UEFS, v. 04, n. 01 e 02, p. 89-114, 2006.

PRESTES, M. E. B.; CALDEIRA, A. M. A. Introdução. A importância da história da ciência na educação científica. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 1-16, 2009.

PIQUEIRA, J. R. C. Teoria quântica da informação: impossibilidade de cópia, entrelaçamento e teletransporte. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4303, 2011.

RIGOLIN, G.; RIEZNIK, A. A. Introdução à criptografia quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 4, p. 517-526, 2005.

ROSALES, S. F. D.; VERGARA, J. R. A.; VELEZ, E. L. M. ?Qué sentido tiene la naturaleza de la ciencia y la historiade la ciencia en la formación ciudadana y valórica de un ser planetário? In: GATICA, M. Q.; ROSALES, S. D.; CASTILLO, H. C. (Orgs.). Historia y Filosofía de la ciencia: aportes pra uma ‘nueva aula de ciencias’, promotora de cidadania y valores. Santiago do Chile: Bellaterra, 2014

SCHEID, N. M. J. História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios. Revista brasileira de Ensino em Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 443-458, 2018.

SILVA, B. V. C. História e filosofia da ciência como subsídio para elaborar estratégias didáticas em sala de aula: um relato de experiência em sala de aula. Revista Ciência & Ideias, v. 3, n. 2, 2012.

SOUZA, R. S.; SILVA, I.; TEIXEIRA, E. S. Conceitos de Física Quântica na formação de professores: construindo uma proposta didática orientada pela História e Filosofia da Ciência. In: SNHCT, 16, 2018. Anais eletrônicos... ISBN: 978-85-93331-02-2, 2018.

SOUZA, R. S.; SILVA, I.; TEIXEIRA, E. S. Contextualização histórica dos conceitos de emaranhamento quântico e não-localidade. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-20, 13 jul. 2020.

SOUZA, R. S.; GRECA, I. M.; SILVA, I.; TEIXEIRA, E.S. Reflexões sobre o Ensino de Mecânica Quântica nos Cursos de Graduação em Física a partir de Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1363-1391, 2021.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003. (Trabalho original publicado em 1926)

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

Souza, R. da S., Greca, I. M., Silva, I. L., & Teixeira, E. S. (2021). Ensino de Mecânica Quântica na licenciatura em Física por meio da História e Filosofia da Ciência. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(2), 914–944. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74157

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)