Análise de propostas didáticas de física orientadas por abordagens históricas

Autores

  • Eider de Souza Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia http://orcid.org/0000-0001-9174-5080
  • Elder Sales Teixeira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Cristina Martins Penido Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p766

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre as estratégias de transposição didática adotadas por autores de teses e dissertações brasileiras ao elaborarem propostas didáticas de física, orientadas por abordagens históricas. O trabalho é dividido em uma análise geral do conjunto de todas as propostas didáticas selecionadas e em uma análise pormenorizada das propostas didáticas que discutem concepções sobre Natureza da Ciência e que utilizam a Gravitação Universal de Newton como temática. As propostas didáticas foram selecionadas a partir da leitura dos títulos, dos resumos e, quando necessário, do sumário e da apresentação, a fim de selecionarmos os trabalhos que realmente interessavam a pesquisa. O processo de análise ocorreu a partir da leitura minuciosa das propostas e os critérios de análise foram definidos a partir do referencial teórico adotado (FORATO, 2009). Os resultados evidenciam que os autores dos trabalhos analisados adotaram a estratégia de interpretar os aspectos históricos enfatizados nos trechos das fontes primárias que compõem as propostas, a fim de contribuir para uma compreensão diacrônica dos mesmos. Ademais, os episódios da história da Gravitação Universal, selecionados pelos autores dos trabalhos, contribuem para que as concepções sobre Natureza da Ciência adotadas nas propostas didáticas sejam abordadas ao longo da aplicação da proposta.

Biografia do Autor

Eider de Souza Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Centro de Formação de Professores (CFP) – Amargosa-Ba

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004-2010), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS, 2014). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB). Atua na área de Formação de Professores, Ensino de Física e História da Ciência, com ênfase no seguinte tema: utilização da abordagem histórico-filosófica no Ensino de Física e Argumentação. Desde de 2017, é aluno regular de doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS).

Elder Sales Teixeira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Ensino Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2003) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Sociedade Brasileira de Física), polo UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, Filosofia e História das Ciências e Metodologia para o Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: história e filosofia da ciência no ensino de física, natureza da ciência e argumentação no ensino de física. ORCID https://orcid.org/0000-0002-6013-2043

Maria Cristina Martins Penido, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Física pela Universidade Federal da Bahia (1975), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Coordenou o PIBID-Física-UFBA desde 2009 e, de 2014 a 2017, atuou na coordenação institucional do PIBID-UFBA. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de Física, Formação de Professores, Divulgação Científica, Atividades Experimentais no Ensino da Física.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Silva, E. de S., Teixeira, E. S., & Penido, M. C. M. (2018). Análise de propostas didáticas de física orientadas por abordagens históricas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(3), 766–804. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p766

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)