Análise de propostas didáticas de física orientadas por abordagens históricas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p766Resumo
Este trabalho apresenta uma análise sobre as estratégias de transposição didática adotadas por autores de teses e dissertações brasileiras ao elaborarem propostas didáticas de física, orientadas por abordagens históricas. O trabalho é dividido em uma análise geral do conjunto de todas as propostas didáticas selecionadas e em uma análise pormenorizada das propostas didáticas que discutem concepções sobre Natureza da Ciência e que utilizam a Gravitação Universal de Newton como temática. As propostas didáticas foram selecionadas a partir da leitura dos títulos, dos resumos e, quando necessário, do sumário e da apresentação, a fim de selecionarmos os trabalhos que realmente interessavam a pesquisa. O processo de análise ocorreu a partir da leitura minuciosa das propostas e os critérios de análise foram definidos a partir do referencial teórico adotado (FORATO, 2009). Os resultados evidenciam que os autores dos trabalhos analisados adotaram a estratégia de interpretar os aspectos históricos enfatizados nos trechos das fontes primárias que compõem as propostas, a fim de contribuir para uma compreensão diacrônica dos mesmos. Ademais, os episódios da história da Gravitação Universal, selecionados pelos autores dos trabalhos, contribuem para que as concepções sobre Natureza da Ciência adotadas nas propostas didáticas sejam abordadas ao longo da aplicação da proposta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >