Concepções de alunos da EJA sobre raios e fenômenos relacionados

Autores

  • Robenil dos Santos Almeida Graduando em Licenciatura em Física, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Welington Cerqueira Júnior Graduandos em Licenciatura em Física, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Eider de Souza Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p507

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar e analisar algumas concepções espontâneas sobre fenômenos associados à eletricidade atmosférica, apresentadas por alunos do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do interior da Bahia. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário e através do processo dialógico durante um minicurso estruturado com base nos Três Momentos Pedagógicos. Os resultados apontaram que determinadas concepções espontâneas são disseminadas pelos familiares dos alunos, através dos mitos passados de geração em geração. Outras, no entanto, são oriundas de interpretações pessoais errôneas sobre os fenômenos elétricos básicos.

Biografia do Autor

Robenil dos Santos Almeida, Graduando em Licenciatura em Física, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Welington Cerqueira Júnior, Graduandos em Licenciatura em Física, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Eider de Souza Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Almeida, R. dos S., Cerqueira Júnior, W., & Silva, E. de S. (2016). Concepções de alunos da EJA sobre raios e fenômenos relacionados. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(2), 507–526. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p507

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)