Laboratório caseiro: tubo de ensaio adaptado como tubo de kundt para medir a velocidade do som no ar

Autores

  • Sérgio da Costa Saab UEPG - Paraná
  • Fábio Augusto Meira Cássaro UEPG - Paraná
  • André Maurício Brinatti UEPG - Paraná

Resumo

Uma das principais dificuldades nas aulas de Física para o ensino médio é a falta de uma infra-estrutura mínima para a realização de aulas experimentais. Este artigo propõe um experimento simples, destinado aos professores desse nível de ensino, para medir a velocidade do som no ar com um tubo de ensaio adaptado como tubo de Kundt. O uso do aparato proposto permitiu encontrar para a velocidade do som um valor muito próximo ao indicado na literatura. Finalmente, esse tipo de montagem experimental permite a visualização e consolidação da idéia da formação de uma onda mecânica estacionária em um tubo fechado.

Biografia do Autor

Sérgio da Costa Saab, UEPG - Paraná

Graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Ciencias USP São Carlos (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Fábio Augusto Meira Cássaro, UEPG - Paraná

BACHAREL EM FISICA pela USP (Instituto de Física de São Carlos - IFSQ) (1991), MESTRE EM CIÊNCIAS pela USP (Instituto de Física de São Carlos) (1994) e DOUTOR EM CIÊNCIAS pela USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA) (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

André Maurício Brinatti, UEPG - Paraná

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Rio Claro (1988) , mestrado em Ciências (Área de Concetração - Física Aplicada) pela Universidade de São Paulo - Instituto de Física e Química de São Carlos (1993) e doutorado em Ciências (Área de Concentração - Física Aplicada) pela Universidade de São Paulo - Instituto de Física de São Carlos (2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Saab, S. da C., Cássaro, F. A. M., & Brinatti, A. M. (2005). Laboratório caseiro: tubo de ensaio adaptado como tubo de kundt para medir a velocidade do som no ar. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(1), 112–120. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6397

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)