Espelhos esféricos confeccionados com materiais acessíveis para demonstração de formação de imagens em sala de aula

Wellington Luis de Almeida, Fabiano Meira de Moura Luz, Jeremias Borges da Silva, Silvio Luiz Rutz da Silva, André Maurício Brinatti

Resumo


O conhecimento do tema óptica geométrica torna-se essencial para contribuir com a formação de um indivíduo crítico uma vez que, além das aplicações comuns vistas no dia-a-dia, vários avanços na ciência e na tecnologia envolvem este tema. No entanto, para muitos estudantes do ensino médio e fundamental é difícil fazer a conexão entre a teoria e a prática, sendo necessária alternativas compreendidas entre aulas teórico-experimentais com materiais didáticos e métodos que auxiliem alunos a entenderem e admirarem os fenômenos envolvidos nos assuntos enfocados. Assim, este trabalho tem o intuito de corroborar com o tema propondo a confecção de um conjunto didático para o estudo de espelhos esféricos, a saber: espelhos esféricos côncavo e convexo (de vidro de relógio de 50 mm de diâmetro) com suporte, anteparo e fonte de luz e espelhos esféricos côncavo e convexo (de vidro de relógio de 150 mm de diâmetro), cujos resultados têm imagens formadas com boa nitidez e torna viável a utilização em análises quantitativas, essenciais em situações de ensino-aprendizagem em aulas teórico-experimentais.


Palavras-chave


Conjunto didático; Óptica geométrica; Ensino de física

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p396

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >