Espelhos esféricos confeccionados com materiais acessíveis para demonstração de formação de imagens em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p396Resumo
O conhecimento do tema óptica geométrica torna-se essencial para contribuir com a formação de um indivíduo crítico uma vez que, além das aplicações comuns vistas no dia-a-dia, vários avanços na ciência e na tecnologia envolvem este tema. No entanto, para muitos estudantes do ensino médio e fundamental é difícil fazer a conexão entre a teoria e a prática, sendo necessária alternativas compreendidas entre aulas teórico-experimentais com materiais didáticos e métodos que auxiliem alunos a entenderem e admirarem os fenômenos envolvidos nos assuntos enfocados. Assim, este trabalho tem o intuito de corroborar com o tema propondo a confecção de um conjunto didático para o estudo de espelhos esféricos, a saber: espelhos esféricos côncavo e convexo (de vidro de relógio de 50 mm de diâmetro) com suporte, anteparo e fonte de luz e espelhos esféricos côncavo e convexo (de vidro de relógio de 150 mm de diâmetro), cujos resultados têm imagens formadas com boa nitidez e torna viável a utilização em análises quantitativas, essenciais em situações de ensino-aprendizagem em aulas teórico-experimentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >