A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de ciências: Questões atuais

Martha Marandino

Resumo


Este trabalho tem por função discutir os desafios que se colocam hoje
para a disciplina de Prática de Ensino nas diferentes áreas das
Ciências Naturais, como a Biologia, a Física e a Química, tendo por
base a pesquisa em Ensino de Ciências. Procuramos, a partir de
análise bibliográfica, discutir as especificidades desta disciplina frente
às questões que permeiam os campos da Educação de forma ampla e
do Ensino de Ciências. Foi intenção também contextualizar a Prática
de Ensino no bojo da atual legislação e do debate sobre as Diretrizes
Curriculares para a Formação de Professores. Um panorama da
pesquisa em Ensino de Ciências foi apresentado, buscando analisar as
tendências presentes nesta área que possuem implicações diretas na
formação de professores. Com base nos aspectos desenvolvidos nos
itens anteriores, finalizamos o texto apresentando alguns elementos
considerados fundamentais para o trabalho nas disciplinas de Prática
de Ensino das diferentes áreas das Ciências Naturais hoje. Entre eles
destacamos: a) os (des)caminhos das pesquisas sobre concepções
espontâneas e mudança conceitual e as novas perspectivas de pesquisa
em aprendizagem em ciências; b) as discussões sobre o papel do
experimento no ensino de ciências; c) a importância da divulgação
científica e dos espaços não formais de educação em ciências; e d) a
articulação entre a pesquisa em educação e a pesquisa em ensino de
ciências.

Palavras-chave


Prática de ensino; formação de professores; ensino de ciências

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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