Interfaces na relação museu-escola

Martha Marandino

Resumo


Neste trabalho é feita uma reflexão sobre a relação entre museu e
escola, a partir da realização de uma atividade pedagógica de visita a
um museu de ciências feita por uma turma de 8a série do ensino
fundamental. Esta atividade pedagógica procurou levar em conta duas
perspectivas sobre o papel do museu nesta relação: a da escola e a do
próprio museu.
Realizou-se uma apresentação sucinta da atividade pedagógica usada
para reflexão da relação museu-escola e procurou-se selecionar alguns
temas para análise. São eles: a relação dos alunos com o espaço físico
do museu; a relação entre o currículo formal e os espaços não-formais
no tocante ao conteúdo; e o tema da aprendizagem nesses espaços.
As possibilidades de relação entre museus de ciências e escola são
muitas. Neste trabalho, afirmou-se, por um lado, a existência de uma
tendência a utilização reprodutora do espaço dos museus pela escola e
uma expectativa do museu que a escola utilize-o de forma dinâmica e
diferenciada. Por outro, procurou-se apresentar algumas
possibilidades de articulação entre as duas perspectivas em jogo, não
perdendo de vista nem os objetivos da escola ao visitar tais espaços,
nem os dos museus ao pretender ampliar a cultura científica de seus
visitantes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >