O papel da didática das ciências no curso de magistério

Autores

  • Martha Marandino USP - São Paulo

Resumo

O artigo em questão procura apresentar algumas reflexões sobre o papel da disciplina de Didática de Ciências no Curso de Magistério 2o Grau, a partir de uma experiência concreta. São levantados alguns temas considerados essenciais para a discussão, relativos à (1) realidade do aluno (a) de Magistério, especialmente quanto ao tema da formação básica nas áreas específicas de ciências e à (2) visão de ciência, de ensino e de ensino de ciências desses sujeitos. Em seguida apresenta-se a proposta de um curso de Didática de Ciências no Magistério 2o grau fundamentada numa concepção multidimensional da educação e do ensino, elaborada a partir da perspectiva crítica da Didática e em sintonia com alguns resultados de pesquisas recentes na área do Ensino de Ciências. Esta proposta é contextualizada e procurase apresentar algumas experiências de trabalho realizadas.

Biografia do Autor

Martha Marandino, USP - São Paulo

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Marandino, M. (1999). O papel da didática das ciências no curso de magistério. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(1), 54–71. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6876

Edição

Seção

Artigos