Uma abordagem sobre a irracionalidade da realidade no problema da observação

Autores

  • Helio Silva Campos UFBA - Bahia

Resumo

Analisamos o conceito da realidade imbuído no problema da observação, enfatizando o aspecto ontológico, inerente a todos os fenômenos da Natureza. Mostramos que esta questão sempre intrigou os estudiosos da física quântica com as tentativas de incluir a participação do observador no processo de avaliação dos dados experimentais para, assim, obter uma descrição mais abrangente da realidade. Neste trabalho, seguimos a idéia de Pauli na busca de uma visão unificada da realidade, destacando que as ocorrências de eventos individuais possuem uma característica de irracionalidade, semelhante àquela atribuída aos denominados arquétipos da psicologia junguiana. Consideramos que a adoção de entes de natureza abstrata, não racional, nos formalismos da Mecânica Quântica, como é o caso da função de onda, corrobora a proposição de que é possível, através de um paralelo psicofísico, levar em conta a influência do observador na descrição da realidade física.

Biografia do Autor

Helio Silva Campos, UFBA - Bahia

Graduação em Fisica pela Universidade Federal da Bahia (1972) , especialização em Curso de Pósgraduação Em Física pela Universidade Federal da Bahia (1983) , mestrado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (1976) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1988).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Campos, H. S. (2002). Uma abordagem sobre a irracionalidade da realidade no problema da observação. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(2), 191–206. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6621

Edição

Seção

Artigos