Laboratório Caseiro: a tesoura de gauss – uma tesoura para cortar linhas de campo magnético

Autores

  • Jorge Roberto Pimentel UNESP - São Paulo

Resumo

O artigo trata da construção de uma tesoura de madeira, denominada Tesoura de Gauss , em cujas extremidades estão camufladas lâminas de material ferromagnético, bem como sua utilização numa demonstração em que, aparentemente de forma misteriosa, corta as linhas de campo originadas por um ímã, fazendo cessar a atração magnética sobre um objeto suspenso. Sugere, ainda, que a demonstração seja explorada com descontração, mudando o comportamento que tanto o professor quanto os alunos tem em sala de aula, de forma a contribuir para o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Jorge Roberto Pimentel, UNESP - São Paulo

Graduação em licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1974), Mestrado em Física Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Como Citar

Pimentel, J. R. (1998). Laboratório Caseiro: a tesoura de gauss – uma tesoura para cortar linhas de campo magnético. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 15(1), 82–86. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6973

Edição

Seção

Artigos