Demonstre em aula: gotas que inflamam uma abordagem construtivista
Resumo
Este artigo propõe a execução de uma intrigante demonstração para ser apresentada em sala de aula, relacionada com a liquefação de oxigênio existente no ar sobre uma superfície resfriada com nitrogênio líquido. Devido a trabalhar com o inusitado, a demonstração é adequada para ser utilizada com uma abordagem construtivista, de forma que os alunos, baseados nos conhecimentos que possuem, sejam estimulados a formular hipóteses, analisá-las e discuti-las para, finalmente, chegar numa explicação correta do fenômeno.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >