Demonstre em aula: gotas que inflamam uma abordagem construtivista

Autores

  • Jorge Roberto Pimentel UNESP - São Paulo
  • Fuad Daher Saad USP - São Paulo
  • Paulo Yamamura UNESP - São Paulo
  • Claudio Hiroyuki Furukawa USP - São Paulo

Resumo

Este artigo propõe a execução de uma intrigante demonstração para ser apresentada em sala de aula, relacionada com a liquefação de oxigênio existente no ar sobre uma superfície resfriada com nitrogênio líquido. Devido a trabalhar com o inusitado, a demonstração é adequada para ser utilizada com uma abordagem construtivista, de forma que os alunos, baseados nos conhecimentos que possuem, sejam estimulados a formular hipóteses, analisá-las e discuti-las para, finalmente, chegar numa explicação correta do fenômeno.

Biografia do Autor

Jorge Roberto Pimentel, UNESP - São Paulo

Graduação em licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1974), Mestrado em Física Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Fuad Daher Saad, USP - São Paulo

Graduação em pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1983).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paulo Yamamura, UNESP - São Paulo

Graduação em Física pelo Instituto de Física (1966) e mestrado em Física pelo Instituto de Física (1981).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Claudio Hiroyuki Furukawa, USP - São Paulo

Graduação em Fisica pela Universidade de São Paulo (1984), graduação em licenciatura em física - Inst. Fis.Fac.Educ. Universidade de São Paulo (1985) e mestrado em Pós-Graduação em Energia pela Universidade de São Paulo (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Pimentel, J. R., Saad, F. D., Yamamura, P., & Furukawa, C. H. (2005). Demonstre em aula: gotas que inflamam uma abordagem construtivista. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(1), 105–111. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6396

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>