Uma sugestão para a interação multidisciplinar: a observação do fenômeno da fluorescência

Jorge Roberto Pimentel, Fuad Daher Saad, Paulo Yamamura, Claudio Hiroyuki Furukawa, Vitor Helio Zumpano

Resumo


Abordagens multidisciplinares de eventos do cotidiano constituem valiosas ferramentas a serem utilizadas pelo professor para desencadear reflexões acerca de como a construção do conhecimento científico se faz por meio de um processo coletivo, bem como sobre a importância de que a investigação científica não fique limitada a uma determinada área do conhecimento, para a compreensão plena de quaisquer fenômenos. Neste trabalho, propomos a observação da fluorescência que se verifica em alguns materiais, objetos e seres vivos como atividade para que os estudantes sejam levados a perceber a existência de interação entre a Física, a Química e a Biologia, disciplinas geralmente não correlacionadas.


Palavras-chave


Ensino de Física; Matéria e Radiação; Radiação Ultravioleta; Fluorescência

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p365

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >