Associação de pilhas novas e usadas em paralelo: uma análise qualitativa para o ensino médio

Deisy Piedade Munhos Lopes, Dante Luis Chinaglia, Jorge Roberto Pimentel

Resumo


As possíveis conseqüências de se utilizar pilhas (ou um conjunto delas,
as baterias) novas, associadas em paralelo com usadas, são discutidas
qualitativamente, utilizando-se conceitos de eletricidade e de análise de
circuitos, da maneira como são tradicionalmente abordados em aulas
de Física no Ensino Médio, para que o professor possa ilustrar e
complementar suas atividades de eletricidade. Os resultados mostram
que, se as tensões reais fornecidas pelas pilhas ou suas resistências
internas forem muito diferentes entre si, haverá um acentuado desgaste
daquela que é nova, indicando que se deve evitar o uso conjunto de
pilhas novas e usadas, associadas em paralelo.

Palavras-chave


Eletricidade; associação de geradores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >