Sistema de aquecimento solar didático empregando uma bandeja metálica

Autores

  • Jorge Roberto Pimentel UNESP - São Paulo

Resumo

Este artigo descreve um aquecedor solar didático para água, de circulação natural, construído utilizando-se essencialmente uma bandeja metálica enegrecida e coberta com uma placa de vidro, que desempenha as funções de absorver a radiação externa incidente e de manter parte da água que vai ser aquecida pelo sistema, e um recipiente fechado para armazenar a água que é aquecida. O equipamento permite que os alunos compreendam o processo pelo qual ocorre a conversão de energia solar em energia térmica armazenável, bem como as funções dos principais componentes dos coletores solares planos. São apresentados resultados de medidas da variação da temperatura no reservatório térmico, em função do tempo e utilizando-se luz natural e artificial como fonte de energia solar, os quais mostram que o equipamento teve bom desempenho nas duas situações.

Biografia do Autor

Jorge Roberto Pimentel, UNESP - São Paulo

Graduação em licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1974), Mestrado em Física Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Pimentel, J. R. (2004). Sistema de aquecimento solar didático empregando uma bandeja metálica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 114–119. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9996

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>