Novos usos para componentes de um velho disco rígido de computador

Autores

  • Jorge Roberto Pimentel UNESP - São Paulo
  • Fuad Daher Saad USP - São Paulo
  • Paulo Yamamura UNESP - São Paulo
  • Claudio Hiroyuki Furukawa USP - São Paulo

Resumo

Neste artigo, sugerem-se algumas aplicações didáticas para os potentes ímãs permanentes existentes no interior dos drives de discos rígidos de computador que não estejam mais sendo utilizados. São descritas quatro montagens fáceis de serem preparadas e que podem ser apresentadas em salas de aula ou feiras de ciências. Elas permitem a observação e a verificação qualitativa de leis de mecânica e de eletromagnetismo, normalmente discutidas no ensino médio. Além do seu inerente enfoque didático, as montagens e seus efeitos associados objetivam despertar o potencial criativo dos alunos, instigando-os a proporem novos usos para os ímãs e discos rígidos desses drives .

Biografia do Autor

Jorge Roberto Pimentel, UNESP - São Paulo

Graduação em licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1974), Mestrado em Física Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Fuad Daher Saad, USP - São Paulo

Graduação em pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1983).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paulo Yamamura, UNESP - São Paulo

Graduação em Física pelo Instituto de Física (1966) e mestrado em Física pelo Instituto de Física (1981).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Claudio Hiroyuki Furukawa, USP - São Paulo

Graduação em Fisica pela Universidade de São Paulo (1984), graduação em licenciatura em física - Inst. Fis.Fac.Educ. Universidade de São Paulo (1985) e mestrado em Pós-Graduação em Energia pela Universidade de São Paulo (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Pimentel, J. R., Saad, F. D., Yamamura, P., & Furukawa, C. H. (2004). Novos usos para componentes de um velho disco rígido de computador. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(3), 401–410. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6427

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>