Associação de pilhas novas e usadas em paralelo: uma análise qualitativa para o ensino médio

Autores

  • Deisy Piedade Munhos Lopes UNESP - São Paulo
  • Dante Luis Chinaglia UNESP - São Paulo
  • Jorge Roberto Pimentel UNESP - São Paulo

Resumo

As possíveis conseqüências de se utilizar pilhas (ou um conjunto delas, as baterias) novas, associadas em paralelo com usadas, são discutidas qualitativamente, utilizando-se conceitos de eletricidade e de análise de circuitos, da maneira como são tradicionalmente abordados em aulas de Física no Ensino Médio, para que o professor possa ilustrar e complementar suas atividades de eletricidade. Os resultados mostram que, se as tensões reais fornecidas pelas pilhas ou suas resistências internas forem muito diferentes entre si, haverá um acentuado desgaste daquela que é nova, indicando que se deve evitar o uso conjunto de pilhas novas e usadas, associadas em paralelo.

Biografia do Autor

Deisy Piedade Munhos Lopes, UNESP - São Paulo

Graduação em Fisica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Física São Carlos pela Universidade de São Paulo.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Dante Luis Chinaglia, UNESP - São Paulo

Graduação em Física Computacional pelo Instituto de Física e Química de São Carlos Universidade de São Paulo Usp (1990) , mestrado em Física Aplicada pelo Instituto de Física e Química de São Carlos Universidade de São Paulo Usp (1992) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pelo Instituto de Física e Química de São Carlos Universidade de São Paulo Usp (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Jorge Roberto Pimentel, UNESP - São Paulo

Graduação em licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1974), Mestrado em Física Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Lopes, D. P. M., Chinaglia, D. L., & Pimentel, J. R. (2003). Associação de pilhas novas e usadas em paralelo: uma análise qualitativa para o ensino médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 20(1), 117–122. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6571

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>