A Física utilizada na investigação de acidentes de trânsito

Autores

  • Ana Alzira Kleer
  • Marcelo Resende Thielo UFRGS - Rio Grande do Sul
  • Arion de Castro Kurtz-dos- Santos FURG - Rio Grande do Sul

Resumo

Visando o ensino de Física de uma maneira mais atrativa aos alunos de 2° e 3° graus, desenvolvemos um programa que permite utilizar alguns tópicos de Mecânica na Investigação de Acidentes de Trânsito. Como precisávamos conhecer o coeficiente de atrito, construímos um aparelho para tal e, utilizando dados a respeito de marcas de derrapagem, coeficientes de atrito para diferentes pontos, raios de curvas, etc. colhidos na BR-392 que liga as cidades de Rio Grande e Pelotas, pudemos testar o programa e, com o auxílio de bibliografia adequada, verificar a validade de nossas estimativas. Os resultados obtidos mostram que o programa IAT pode ser utilizado por estudantes e professores de Física, bem como por investigadores de trânsito, possibilitando o aprendizado da Física e auxiliando nas investigações de acidentes e na conscientização em relação à segurança no trânsito.

Biografia do Autor

Marcelo Resende Thielo, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licentura em Ciência - Habilitação Física pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1996) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Arion de Castro Kurtz-dos- Santos, FURG - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Science Education - University of London (1992) revalidado no Brasil como doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Como Citar

Kleer, A. A., Thielo, M. R., & Santos, A. de C. K.- dos-. (1997). A Física utilizada na investigação de acidentes de trânsito. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 14(2), 160–169. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7027

Edição

Seção

Artigos