A filatelia como forma de divulgação da astronomia

Autores

  • Júlio César Penereiro UNICAMP - São Paulo

Resumo

A Astronomia é uma das ciências que tem fascinado o homem ao longo de seu desenvolvimento intelectual, seja pela mera contemplação do céu através de um binóculo, telescópio ou mesmo à vista desarmada, ou através de notícias que ultimamente circulam pelos meios de comunicações em massa (revistas, jornais, televisão, internet, etc). Sendo contudo uma ciência em desenvolvimento muito rápido, encontra-se ainda pouco divulgada, principalmente em meio ao ensino básico ou fundamental. Parte desta deficiência poderia, entretanto, ser minimizada com a ajuda de veículos de comunicação menos usuais, como por exemplo os selos postais, cujo alcance estende-se além das fronteiras meramente comerciais e culturais. No presente trabalho faz-se um retrospecto do aparecimento e uso dos selos postais, seu papel cultural e o desenvolvimento das emissões abordando temas astronômicos através do Brasil e do mundo. Apresenta-se também uma proposta para maior divulgação do patrimônio astronômico do Brasil, através desse veículo de comunicação.

Biografia do Autor

Júlio César Penereiro, UNICAMP - São Paulo

Graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Universidade de São Paulo (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Como Citar

Penereiro, J. C. (1997). A filatelia como forma de divulgação da astronomia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 14(1), 64–82. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7041

Edição

Seção

Artigos