Comunicações o ensino de Física a nível médio em Mato Grosso

Autores

  • Carlos Rinaldi UFMT - Mato Grosso
  • Sérgio Roberto de Paulo UFMT - Mato Grosso
  • José Adolfo Rodríguez Rodríguez Universidade de Cuiabá - MT

Resumo

Há algumas décadas, o ensino no Brasil vem enfrentando sérios problemas: falta de uma política educacional, inadequada formação de professores, não valorização dos profissionais da educação, entre outros. Em Mato Grosso, essa situação não é diferente, sendo agravada quando se enfoca o ensino das ciências naturais, cujo número de profissionais habilitados não é suficiente para atender a demanda nas escolas. A falta de profissionais da área de ensino de Física, a problemática da formação dos mesmos são facetas do problema educacional do país que de forma decisiva, no setor público e privado de educação, o tem levado a uma baixa produtividade e qualidade questionável. Muito se comenta sobre essa qualidade , mas que ensino as escolas de Mato Grosso, quanto à Física, estão fazendo? No entanto, pouco ou quase nada se tem feito ou pesquisado e menos ainda publicado sobre essa realidade. Para poder ou não confirmar as hipóteses, quanto a real situação do ensino de Física nas escolas públicas de Mato Grosso é que propomos realizar este trabalho, tentando identificar, caracterizar e propor, se possível, soluções para escolas, professores e alunos.

Biografia do Autor

José Adolfo Rodríguez Rodríguez, Universidade de Cuiabá - MT

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Pedagógica Estatal de Moscou (1979), mestrado em Ciências Pedagógicas pela Universidade Pedagógica Estatal de Moscou (1979) e doutorado em Ciências Pedagógicas pela Universidade Pedagógica Estatal de Moscou (1988).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Como Citar

Rinaldi, C., Paulo, S. R. de, & Rodríguez, J. A. R. (1997). Comunicações o ensino de Física a nível médio em Mato Grosso. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 14(1), 93–102. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7043

Edição

Seção

Comunicações