Fundamentação teórica no ensino de eletromagnetismo: uma revisão da literatura em periódicos nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72040

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma revisão da literatura sobre a presença de referenciais teóricos dos diversos campos da educação e teorias da aprendizagem que orientam as publicações acerca do ensino de eletromagnetismo entre 2000 e 2019. Optamos por avaliar alguns periódicos nacionais na área de ensino de ciências ou ensino de física. Selecionamos os periódicos níveis A1 ou A2 nas áreas de avaliação de educação ou ensino na última classificação quadrienal da Qualis-Periódicos. A pesquisa resultou em uma amostra de 46 artigos, que foram organizados em termos de suas abordagens, a saber: utilização de experimentação, de tecnologias da informação e comunicação e de presença de referencial teórico. A nossa análise deu especial atenção aos artigos que apresentaram referencial teórico baseado na perspectiva da teoria histórico-cultural. Como resultado, encontramos 4 artigos que explicitamente se orientam segundo a teoria histórico-cultural no contexto do ensino de eletromagnetismo, discutindo o caráter motivador que atividades demonstrativas e investigativas podem propiciar, fazendo desse referencial uma interessante escolha para orientação e planejamento pedagógico no ensino de ciências. Ademais, notamos que dentro do contexto do eletromagnetismo, a opção de utilização de experimentos é consideravelmente superior ao de recursos relacionados à tecnologia da informação e comunicação.

Biografia do Autor

Daniel Trugillo Martins Fontes, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo. Mestrando do Programa Interunidades em Ensino de Ciências, área de concentração física (PIEC/USP). Realizou parte dos seus estudos de graduação no Rose-Hulman Institute of Technology, Estados Unidos, e fez estágio de verão no departamento de Matemática da mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade (ECCo) e o grupo de Divulgação Científica Via Saber. Seu interesse em pesquisa está relacionado com ensino-aprendizagem do Eletromagnetismo no nível básico, tendo como base a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov.

André Machado Rodrigues, Instituto de Física, Universidade de São Paulo

Atualmente, é professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo no Departamento de Física Experimental. Seus interesses de pesquisa: formação inicial do professor de Física e formação e uso de conceitos científicos. Defendeu o doutorado em 2013 no Programa Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Física) da Universidade de São Paulo, com estágio sandwiche na Universidade de Helsinque (Finlândia). Em 2009, defendeu o mestrado pelo mesmo programa. Entre de 2014-2017 atuou como representante brasileiro na International Society for Cultural-historical Activity Research (ISCAR) e desde 2005 integra o Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade (ECCo).

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

Fontes, D. T. M., & Rodrigues, A. M. (2021). Fundamentação teórica no ensino de eletromagnetismo: uma revisão da literatura em periódicos nacionais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(2), 965–991. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72040

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física