Estado da questão sobre a formação inicial de professores para o ensino de Física Moderna e Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72952

Palavras-chave:

Formação Docente, Física Moderna e Contemporânea, Ensino Médio, Estado da questão

Resumo

O presente trabalho apresenta o estado da questão sobre a formação inicial de professores para introdução de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. A investigação ocorreu na emergência de 14 artigos advindos da seleção em periódicos classificados como A1 e A2 pelo Qualis CAPES na área do Ensino, do Simpósio Nacional em Ensino de Física e do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, dos últimos 10 anos. Com a análise realizada encontramos duas categorias emergentes: “Racionalidade técnica como prática do professor formador: consequências para a introdução de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio” e “Formação inicial de professores para a introdução de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: A interação, o diálogo e a pesquisa como pilares da prática do professor formador”. Diante das discussões realizadas argumentamos que a interação, o diálogo e a investigação como princípios de ensino do professor formador, possibilitam a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.

Biografia do Autor

João Pedro Quaresma Castro Salomão, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande

Formado em Licenciatura em Física e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEC/FURG). 

 

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande, FURG; Licenciada em Física; Mestra e Doutora em Educação em Ciências.

Referências

ANDRADE, C. C.; HOLANDA, A. F. Apontamentos sobre pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 2, p. 259–268, jun. 2010.

BECKER, F. O que é construtivismo? 2009. Disponível em:

<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/301477/mod_resource/content/0/Texto_07.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2020.

BECKER, F. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

FEJOLO, T. B.; ARRUDA, S. DE M. A gestão da matéria no ensino de física moderna e a formação de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, 2013, São Paulo. Atas... p. 1-8.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. 107 p.

GOMES, G. S.; SALES, N. L.; CRUZ, E. Site física moderna contemporânea nas escolas – Da pesquisa à formação inicial de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXII, 2017, São Carlos. Atas... p. 1-8.

HABERMAS, J. Técnica e ciência como ideologia. Tradução: Artur Morão. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 1968. 149 p.

MALHEIROS, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 254 p.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R. A Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e a Formação de Professores: racionalidade técnica ou racionalidade comunicativa?. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVIII, Vitória, ES. Atas... p. 1- 10.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e a formação de professores: desencontros com a ação comunicativa e a ação dialógica emancipatória. Revista Electrónica de Investigacion en Educación, Argentina, v. 8, n. 1, p. 1-13, 2012.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. Impedimentos para alguns professores da educação básica introduzirem a física moderna e contemporânea em suas programações de ensino: Desencontros entre as diretrizes formativas e o contexto da atuação dos professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, São Paulo. p. 1-8.

MINAYO, M. C. DE S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 21 ed. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2002. 80 p.

NETTO, J. DA S.; CAVALCANTI, C. J. DE H.; OSTERMANN, F. Dificuldades e Estratégias para Compreensão do Conceito de Emaranhamento Quântico: Um Estudo na Formação Inicial de Professores de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-36, abr. 2019.

NETTO, J. DA S.; CAVALCANTI, C. J. DE H.; OSTERMANN, F. Estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão do fenômeno da complementaridade em atividades didáticas mediadas pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 2, p. 293-320, jul. 2015.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: Reflexões teórico-metodológico. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p. 5-16 jul.-dez. 2004.

NOVA, C. C.; SOARES, S. R. A relação entre ensino e pesquisa na formação inicial de professores, na visão de docentes universitários. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 5, n. 2, p. 83-105, jul/dez. 2012.

OLIVEIRA, M. K. VYGOTSKY: Aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2003. 111p.

PEREIRA, A. P.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: Uma revisão da produção acadêmica recente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 393-420, 2009.

POTENZA, B. G. G.; KAWAMURA, M. R. D.; BECHARA, M. J. A dualidade onda-partícula através de atividades na formação inicial de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVIII, 2009, Vitória. Atas... p. 1-13.

REZENDE JUNIOR, M. F.; CRUZ, F. F. DE S. Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 2, p. 305-321, 2009.

RIBEIRO, A. V.; SOUZA FILHO, M. P. Transposição didática, sequência didática e avaliação formativa: Elementos para subsidiar a prática docente de bolsistas do PIBID sobre a nanotecnologia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, 2015, Uberlândia, MG. Atas... p. 1-8.

SANTOS, A. A. M. et al. Física moderna e contemporânea: Relato de atividade de pesquisa como prática pedágica na formação inicial de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, 2015, Uberlândia. Atas... p. 1-8.

SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: Um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000. 256p.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 304p.

SLONSKI, G. T.; ROCHA, A. L. F.; MAESTRELLI, S. R. P. A racionalidade técnica na ação pedagógica do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI, 2017, Florianópolis. Atas... p. 1-9.

SOLÉ, I; COLL, C. Os professores e a concepção construtivista. In: COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2009.

SORPRESO, T. P.; ALMEIDA, M. J. P. M. Elaboração de episódios de ensino tratando da questão nuclear: Relações entre abordagens e conteúdo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVIII, 2009, Vitória. Atas... p. 1-12.

SORPRESO, T. P.; BABICHAK, C. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Condições de produção iniciais de estudantes de licenciatura sobre a física moderna e contemporânea. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XII, 2010, Águas de Lindóia. Atas... p. 1-12.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação de Professores. 4. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 325p.

TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de Física na escola de 2o grau. Caderno Brasileiro do Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 209-214, dez. 1992.

WATANABE, G. et al. Os aceleradores de partículas em aulas de física: Dificuldades encontradas por professores na elaboração de propostas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XII, 2010, Águas de Lindóia. Atas... p. 1-12.

Downloads

Publicado

2021-03-25

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física