Estado da questão sobre a formação inicial de professores para o ensino de Física Moderna e Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72952

Resumo

O presente trabalho apresenta o estado da questão sobre a formação inicial de professores para introdução de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. A investigação ocorreu na emergência de 14 artigos advindos da seleção em periódicos classificados como A1 e A2 pelo Qualis CAPES na área do Ensino, do Simpósio Nacional em Ensino de Física e do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, dos últimos 10 anos. Com a análise realizada encontramos duas categorias emergentes: “Racionalidade técnica como prática do professor formador: consequências para a introdução de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio” e “Formação inicial de professores para a introdução de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: A interação, o diálogo e a pesquisa como pilares da prática do professor formador”. Diante das discussões realizadas argumentamos que a interação, o diálogo e a investigação como princípios de ensino do professor formador, possibilitam a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.

Biografia do Autor

João Pedro Quaresma Castro Salomão, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande

Formado em Licenciatura em Física e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEC/FURG). 

 

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande, FURG; Licenciada em Física; Mestra e Doutora em Educação em Ciências.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Salomão, J. P. Q. C., & Araujo, R. R. de. (2021). Estado da questão sobre a formação inicial de professores para o ensino de Física Moderna e Contemporânea. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 459–478. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72952

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física