The status of the question on initial teacher training for the Modern and Contemporary Physics teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72952

Abstract

This work presents the status of the question on the teachers' initial formation for the introduction of Modern and Contemporary Physics in High School. The research involved 14 articles selected in the last 10 years from journals classified as A1 and A2 by Qualis CAPES in the area of Education and of the National Symposium on Physics Teaching and Research Meeting on Physics Teaching. With the analysis carried out, we found two emerging categories: “Technical rationality as practice of the trainer teacher: consequences for the introduction of Modern and Contemporary Physics in High School” and “Initial teacher training for the Modern and Contemporary Physics in High School introduction: Interaction, dialogue and research as pillars of the trainer teacher". In view of the discussions performed, we argue that interaction, dialogue, and research as teaching principles of the teacher trainer allow the insertion of Modern and Contemporary Physics in High School.

Author Biographies

João Pedro Quaresma Castro Salomão, Master Degree Student of Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande

Formado em Licenciatura em Física e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEC/FURG). 

 

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande, FURG; Licenciada em Física; Mestra e Doutora em Educação em Ciências.

References

ANDRADE, C. C.; HOLANDA, A. F. Apontamentos sobre pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 2, p. 259–268, jun. 2010.

BECKER, F. O que é construtivismo? 2009. Disponível em:

<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/301477/mod_resource/content/0/Texto_07.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2020.

BECKER, F. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

FEJOLO, T. B.; ARRUDA, S. DE M. A gestão da matéria no ensino de física moderna e a formação de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, 2013, São Paulo. Atas... p. 1-8.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. 107 p.

GOMES, G. S.; SALES, N. L.; CRUZ, E. Site física moderna contemporânea nas escolas – Da pesquisa à formação inicial de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXII, 2017, São Carlos. Atas... p. 1-8.

HABERMAS, J. Técnica e ciência como ideologia. Tradução: Artur Morão. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 1968. 149 p.

MALHEIROS, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 254 p.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R. A Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e a Formação de Professores: racionalidade técnica ou racionalidade comunicativa?. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVIII, Vitória, ES. Atas... p. 1- 10.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e a formação de professores: desencontros com a ação comunicativa e a ação dialógica emancipatória. Revista Electrónica de Investigacion en Educación, Argentina, v. 8, n. 1, p. 1-13, 2012.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. Impedimentos para alguns professores da educação básica introduzirem a física moderna e contemporânea em suas programações de ensino: Desencontros entre as diretrizes formativas e o contexto da atuação dos professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, São Paulo. p. 1-8.

MINAYO, M. C. DE S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 21 ed. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2002. 80 p.

NETTO, J. DA S.; CAVALCANTI, C. J. DE H.; OSTERMANN, F. Dificuldades e Estratégias para Compreensão do Conceito de Emaranhamento Quântico: Um Estudo na Formação Inicial de Professores de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-36, abr. 2019.

NETTO, J. DA S.; CAVALCANTI, C. J. DE H.; OSTERMANN, F. Estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão do fenômeno da complementaridade em atividades didáticas mediadas pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 2, p. 293-320, jul. 2015.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: Reflexões teórico-metodológico. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p. 5-16 jul.-dez. 2004.

NOVA, C. C.; SOARES, S. R. A relação entre ensino e pesquisa na formação inicial de professores, na visão de docentes universitários. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 5, n. 2, p. 83-105, jul/dez. 2012.

OLIVEIRA, M. K. VYGOTSKY: Aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2003. 111p.

PEREIRA, A. P.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: Uma revisão da produção acadêmica recente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 393-420, 2009.

POTENZA, B. G. G.; KAWAMURA, M. R. D.; BECHARA, M. J. A dualidade onda-partícula através de atividades na formação inicial de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVIII, 2009, Vitória. Atas... p. 1-13.

REZENDE JUNIOR, M. F.; CRUZ, F. F. DE S. Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 2, p. 305-321, 2009.

RIBEIRO, A. V.; SOUZA FILHO, M. P. Transposição didática, sequência didática e avaliação formativa: Elementos para subsidiar a prática docente de bolsistas do PIBID sobre a nanotecnologia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, 2015, Uberlândia, MG. Atas... p. 1-8.

SANTOS, A. A. M. et al. Física moderna e contemporânea: Relato de atividade de pesquisa como prática pedágica na formação inicial de professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, 2015, Uberlândia. Atas... p. 1-8.

SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: Um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000. 256p.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 304p.

SLONSKI, G. T.; ROCHA, A. L. F.; MAESTRELLI, S. R. P. A racionalidade técnica na ação pedagógica do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI, 2017, Florianópolis. Atas... p. 1-9.

SOLÉ, I; COLL, C. Os professores e a concepção construtivista. In: COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2009.

SORPRESO, T. P.; ALMEIDA, M. J. P. M. Elaboração de episódios de ensino tratando da questão nuclear: Relações entre abordagens e conteúdo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVIII, 2009, Vitória. Atas... p. 1-12.

SORPRESO, T. P.; BABICHAK, C. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Condições de produção iniciais de estudantes de licenciatura sobre a física moderna e contemporânea. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XII, 2010, Águas de Lindóia. Atas... p. 1-12.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação de Professores. 4. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 325p.

TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de Física na escola de 2o grau. Caderno Brasileiro do Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 209-214, dez. 1992.

WATANABE, G. et al. Os aceleradores de partículas em aulas de física: Dificuldades encontradas por professores na elaboração de propostas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XII, 2010, Águas de Lindóia. Atas... p. 1-12.

Published

2021-03-25

How to Cite

Salomão, J. P. Q. C., & Araujo, R. R. de. (2021). The status of the question on initial teacher training for the Modern and Contemporary Physics teaching. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 459–478. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72952

Issue

Section

Formação de Professores de Ciências/Física