Efeitos de um ciclo de modelagem no contexto do ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e73139Resumo
O objetivo deste artigo é compreender efeitos profícuos e percalços da modelagem matemática na visão de professores de física. Para isso, com fundamento em Hestenes (1987; 2010), Heidemann (2015), Souza (2018) foi desenvolvido um ciclo de modelagem sobre o tema Poluição Sonora organizado didaticamente em oito ações. A pesquisa de campo envolveu a metodologia mista com foco em interpretações quantitativas e qualitativas. Os colaboradores da pesquisa foram treze (n=13) professores de física em formação de um curso de licenciatura integrada em matemática e física de uma universidade pública no município de Almeirim, Pará, Brasil. Os resultados sugerem que os professores conceberam a modelagem como importante no contexto do ensino de física, especialmente para alcançar determinados conteúdos conforme a grade curricular da disciplina, para o uso de processos científicos durante a construção de modelos matemáticos e para a promoção de discussões e de debates em sala de aula. Por outro lado, eles relataram dificuldades para definir objetivos de pesquisa a partir de temas da realidade e para construir modelos matemáticos constituídos por múltiplas ferramentas de representação.
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