Efeitos de um ciclo de modelagem no contexto do ensino de Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e73139

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender efeitos profícuos e percalços da modelagem matemática na visão de professores de física. Para isso, com fundamento em Hestenes (1987; 2010), Heidemann (2015), Souza (2018) foi desenvolvido um ciclo de modelagem sobre o tema Poluição Sonora organizado didaticamente em oito ações. A pesquisa de campo envolveu a metodologia mista com foco em interpretações quantitativas e qualitativas. Os colaboradores da pesquisa foram treze (n=13) professores de física em formação de um curso de licenciatura integrada em matemática e física de uma universidade pública no município de Almeirim, Pará, Brasil. Os resultados sugerem que os professores conceberam a modelagem como importante no contexto do ensino de física, especialmente para alcançar determinados conteúdos conforme a grade curricular da disciplina, para o uso de processos científicos durante a construção de modelos matemáticos e para a promoção de discussões e de debates em sala de aula. Por outro lado, eles relataram dificuldades para definir objetivos de pesquisa a partir de temas da realidade e para construir modelos matemáticos constituídos por múltiplas ferramentas de representação.

Biografía del autor/a

Ednilson Sergio Ramalho de Souza, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (2018) pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (2010) pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA, Especialização em Educação Matemática (2009) pelo mesmo instituto, Licenciatura Plena em Física (2007) pela Faculdade de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) desde o ano de 2010, participando como Docente Permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física/UFOPA.

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Publicado

2021-03-25

Cómo citar

Souza, E. S. R. de. (2021). Efeitos de um ciclo de modelagem no contexto do ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 600–627. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e73139

Número

Sección

Formação de Professores de Ciências/Física