Considerações sobre a disponibilidade dos tópicos de Astronomia em livros didáticos de Física do PNLD 2018

Autores

  • Gustavo Fontoura Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-9934-1256
  • Janilson Simões de Azevedo Filho Escola Estadual Filomena de Azevedo, Santo Antônio, RN

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e73273

Palavras-chave:

Astronomia, Física, Livro Didático

Resumo

O presente trabalho relata as análises realizadas nos livros didáticos de Física do Ensino Médio, aprovados e ofertados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o triênio2018-2020, acerca da abordagem dos conhecimentos sobre Astronomia. A pesquisa bibliográfica também consultou o PCN + de Ciências Naturais para o Ensino Médio, que possui como um dos seus temas estruturadores o “Universo, Terra e Vida”, para o diagnóstico da relação entre os conteúdos e temas abordados nesse com os contemplados dentro da estrutura dos livros didáticos analisados. A pesquisa é considerada de natureza quantitativa, embasada em revisão bibliográfica de obras que versam tanto sobre o Ensino de Física quanto da Astronomia, além de apresentar referências e orientações oficiais sobre as propostas curriculares para o trabalho pedagógico das ciências naturais no Ensino Médio, última etapa da Educação Básica. Na análise das informações coletados em cada obra, como também na comparação entre as coleções que foram objetos de estudo deste trabalho de pesquisa, constata-se que as obras disponibilizadas pelo PNLD 2018 não são consonantes em relação à quantidade de assuntos astronômicos abordados, considerando como referencia as orientações específicas do PCN + de Ciências Naturais para o Ensino Médio.

Biografia do Autor

Gustavo Fontoura Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), graduação em Física pela Universidade Potiguar (2003), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFRN (2018). Atualmente é professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de dados, processamento de imagens coloridas e análise de dados.

Janilson Simões de Azevedo Filho, Escola Estadual Filomena de Azevedo, Santo Antônio, RN

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015) e graduação em Pedagogia – Licenciatura, pela Faculdade Mauricio de Nassau, Natal, RN (2010). Atualmente, é suporte pedagógico da Escola Estadual Filomena de Azevedo e professor de Física da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

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Publicado

2021-03-25

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física