A Física escolar e o currículo narrado no Facebook: tradições curriculares a partir de duas comunidades virtuais de professores de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74015Resumo
O presente trabalho buscou se aproximar da rede social Facebook, compreendendo-a como uma plataforma na qual narrativas sistêmicas sobre as disciplinas escolares podem se desenvolver. Assim, nos instigamos a partir da seguinte pergunta: como tradições curriculares são operadas nas narrativas sobre o ensino e o currículo em comunidades de ensino de Física presentes na rede social Facebook? Para tal, nos apoiamos em trabalhos desenvolvidos por Ivor Goodson que envolvem a História do Currículo, e que estabelecem compreensões das disciplinas escolares a partir de três tradições: acadêmicas, utilitárias e pedagógicas. Foram analisadas as duas maiores comunidades de professores de Física presentes no Facebook, das quais foram extraídas todas as publicações realizadas no período de abril de 2016 a abril de 2017, visando a constituir um banco de dados que pudessem ser categorizados nas três tradições curriculares e em não enquadradas. A partir desses dados, as 125 publicações analisadas foram descritas dentro de dez subcategorias principais, quatro da tradição acadêmica, três da tradição utilitária e três da tradição pedagógica.
Referências
ALMEIDA JUNIOR, J. B. de. Evolução do Ensino de Física no Brasil: da República até a Lei 5.692. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 55-73, março, 1980.
ARRUDA, S. M.; ZAPPAROLI, F, V, D.; PASSOS, M. M. Aprendizagem de Astronomia em grupos de Facebook. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 383-413, ago. 2019.
BETT, H.; MAKEWA, L. N. Can Facebook groups enhance continuing professional development of teachers? Lessons from Kenya. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 2018.
CASSAB, M. A produção em história das disciplinas escolares pela escrita de pesquisadores brasileiros. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, n. 23, p. 225-251, maio/ago. 2010.
DESLANDES, S.; COUTINHO, T. Pesquisa social em ambientes digitais em tempos de COVID-19: notas teórico-metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 11, 2020.
FERRAZ, C. P. A etnografia digital e os fundamentos da Antropologia para estudos em redes on-line. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v. 12, n. 35, p. 46-69, jun.-set., 2019.
GALLANA, L. M. R. Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiências com uso de tecnologias em sala de aula. 2013. 63f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
GOODSON, I. F. School Subjects and Curriculum Change. 3. ed. London: Routledge Falmer, 1993.
GOODSON, I. F. O Currículo em Mudança. Porto: Porto Editora, 2001.
GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
GOODSON, I. F. Currículo, Narrativa Pessoal e Futuro Social. Tradução: Henrique de Carvalho Calado. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.
HOBSBAWM, E. Introdução - A Invenção das Tradições. In: HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Org.). A invenção das tradições. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. p. 9-21.
KIRKPATRICK, D. O Efeito Facebook. Lisboa: Arcádia, 2011.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINS, A. A.; GARCIA, N. M. D. Características dos livros didáticos de Física no Brasil: influências das concepções pedagógicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX, 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas...
MESQUITA, N. A. S.; SOARES, M. H. F. B. Aspectos históricos dos cursos de Licenciatura em Química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 1, 165-174, 2011.
MOREIRA, M. A. Ensino de Física no Brasil: Retrospectiva e Perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 94-99, mar. 2000.
MUSSOI, E. M.; FLORES, M. L. P.; BEHAR, P. A. Comunidades Virtuais: um novo espaço de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5 n. 1, p. 1-10, 2007.
NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem. Pro-Posições, Campinas, v. 18, n. 1, p. 213-226, jan./abr. 2007.
NEWMAN, N. et al. Reuters Institute Digital News Report 2019. Reuters Institute, University of Oxford, 2019.
OLIVEIRA, E. A. F.; SANTOS, N. P. Quantificando a carga horária de disciplinas de Ciências na Reforma Francisco Campos: Comparação entre a Historiografia oficial e Históricos Escolares. In: SCIENTIARUM HISTORIA, VIII, 2015, Rio de Janeiro. Scientiarum Historia VIII, 2015.
OLIVEIRA, R. F. O ensino de eletrostática na Educação Básica baseado em experimentos históricos utilizando um kit de baixo custo. 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus.
PEDRO, C. L.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Aprendizagem Científica no Facebook. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 3-19, maio, 2015.
PEDRO, N.; FERREIRA, C. Facebook, Física e Social Network Analysis. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, II, 2012, Lisboa. Atas... p. 2261-2279.
PIOVESAN, A.; BORGES, F. T. Identidade docente: o que os blogs e o Facebook têm a nos dizer sobre os professores e suas mídias virtuais. In: PORTO, C.; SANTOS, E. (Org.). Facebook e Educação: Publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2014. p. 330-348.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ROSA, C. W.; ROSA, A. B. O ensino de ciências (Física) no Brasil: da história às novas orientações educacionais. Revista Ibero-americana de Educação, Araraquara, n. 58, v. 2, p. 1-24, 2012.
SOUSA, G. G.; OLIVEIRA, C. I. C. Representações da técnica em imagens de livros didáticos de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX, 2013, Águas de Lindóia. Atas...
VIEIRA, C. L.; VIDEIRA, A. A. P. História e historiografia da Física no Brasil. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 4, ano IV, n. 3, jul./ago./set. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >