Proposta para abordagem de tópicos de Física Nuclear no ensino médio: análise de atividades com professores de Física em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74431Resumo
O estudo parte do entendimento da importância em abordar conteúdos de Física Nuclear, assim como os de Astronomia, no ensino médio, por meio da preparação dos professores em seus cursos de formação inicial. Nessa direção, o presente estudo buscou responder à seguinte pergunta: qual a viabilidade de uma proposta didática que toma o Calendário Cósmico como suporte de contextualização dos conteúdos de Física Nuclear presente no ensino médio? Dessa forma, o objetivo geral do trabalho situa-se na perspectiva de analisar como licenciandos de Física acolhem a associação da Física Nuclear com eventos astronômicos enquanto proposta de ensino voltada a melhorar a sua compreensão conceitual, bem como possibilidade didática para seu exercício profissional futuro. Para tanto, o estudo elegeu como sujeitos de investigação um curso de formação inicial de professores de Física para discutir tal possibilidade. A proposta didática, operacionalizada na forma de um curso de extensão, teve como instrumentos de avaliação junto ao público investigado o uso de dois questionários, um aplicado no início das atividades e outro ao final. De forma geral, os resultados apontaram que os acadêmicos se envolveram com as atividades desenvolvidas, manifestando ampliação de seus conhecimentos no campo da Física Nuclear constatada por meio das respostas analisadas nos dois questionários aplicados.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.
GLEISER, M. Poeira das estrelas. Textos de apoio Frederico Neves. São Paulo: Globo. 2006.
GONÇALVES, O. D.; ALMEIDA, I. P. S. A energia nuclear. Ciência Hoje, v. 37, n. 220, p. 36-44, 2005.
OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. 3. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
ROSA, C. T. W. da. Laboratório didático de Física da Universidade de Passo Fundo: concepções teórico-metodológicas. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.
SOUZA, M. A. M. de; DANTAS, J. J. Fenomenologia nuclear: uma proposta conceitual para o ensino médio Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 1, p. 136-158, 2010.
SOUZA, R. S. de. Uma sequência didática para o ensino de Física Nuclear no Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Sociedade Brasileira de Física, Universidade Federal de Juiz Fora, Juiz de Fora, MG.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >