Proposal to approach Nuclear Physics topics in high school: analysis of activities with physics teachers in pre-service

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74431

Abstract

The present work deals with the importance of approaching Nuclear Physics and Astronomy contents in High School by means of appropriate education of teachers in their initial graduation courses. The key question of the present research is: Is it possible to teach nuclear physics in the framework of the cosmic calendar for high school students? The goal of this work is to perform an analysis of how physics academics welcome the teaching of nuclear physics embedded within astronomical events for teaching high school students. To that end, the present research elected as the subject of investigation a course of initial training of teachers of Physics to discuss such possibility. The proposal was devised as in the an extension course making use of pre- and post- questionnaires with the audience. In general, the results showed that the academics involved themselves with the developed activities, showing improvement of their knowledge about Nuclear Physics verified through the answers given to appropriate questionnaires.

Author Biographies

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado pela Universidad de Burgos (España). Professora da Área e Curso de Física na Universidade de Passo Fundo e docente permanente dos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Profissional) e em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico), ambos na Universidade de Passo Fundo, RS. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Científica e Tecnológica. Investiga temáticas vinculadas a processos educativos relacionados ao ensino e à aprendizagem em Matemática e Ciências, com ênfase na Metacognição, Estratégias de Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica e Ensino por Investigação.

Júpiter Cirilio da Roza da Silva, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) pela Universidade de Passo Fundo, RS. Instrutor de games no Espaço Prisma: Estação Cultural da Gare. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e interesse nas áreas de Astronomia, Ensino de Física, Física Nuclear e Astrofísica.

Johnny Ferraz Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências Físicas pela Universiteit Gent (Bélgica) com pós-doutorado no Louisiana Accelerator Center pertencente à University of Louisiana at Lafayette (Estados Unidos). Professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalhando junto ao Laboratório de Implantação Iônica. Docente nos programas de pós-graduação em Física e em Ciências dos Materiais (ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e docente colaborador no Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade de Passo Fundo). Realiza trabalhos tanto em física básica como em física aplicada, utilizando principalmente as técnicas PIXE (Particle-Induced X-ray Emission), Micro-PIXE, RBS (Rutherford Backscattering Spectrometry) e NRA (Nuclear Reaction Analysis).

Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Química com ênfase em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Professora na Universidade de Passo Fundo, RS, atua na área de Química Geral e é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. Editora-chefe do Periódico Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática – RBECM. Investiga temas relacionados à Química Inorgânica e à Educação em Ciências.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.

GLEISER, M. Poeira das estrelas. Textos de apoio Frederico Neves. São Paulo: Globo. 2006.

GONÇALVES, O. D.; ALMEIDA, I. P. S. A energia nuclear. Ciência Hoje, v. 37, n. 220, p. 36-44, 2005.

OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. 3. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

ROSA, C. T. W. da. Laboratório didático de Física da Universidade de Passo Fundo: concepções teórico-metodológicas. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

SOUZA, M. A. M. de; DANTAS, J. J. Fenomenologia nuclear: uma proposta conceitual para o ensino médio Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 1, p. 136-158, 2010.

SOUZA, R. S. de. Uma sequência didática para o ensino de Física Nuclear no Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Sociedade Brasileira de Física, Universidade Federal de Juiz Fora, Juiz de Fora, MG.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2021-03-25

How to Cite

Werner da Rosa, C. T., da Roza da Silva, J. C., Ferraz Dias, J., & Locatelli, A. (2021). Proposal to approach Nuclear Physics topics in high school: analysis of activities with physics teachers in pre-service. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 513–537. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74431

Issue

Section

Formação de Professores de Ciências/Física