Educação em Ciências em tempos de pós-verdade: pensando sentidos e discutindo intencionalidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1551

Resumo

O presente texto se debruça sobre a tarefa de pensar a Educação em Ciências dentro de um cenário no qual auto e pós-verdades, fake news e boatos na internet podem ser interpretadas como metonímias dos nossos tempos. Seu principal objetivo é realizar um exercício teórico de análise sobre o papel social que a Educação em Ciências pode desempenhar na construção de uma sociedade que seja capaz de problematizá-las. Para esse empreendimento, produzimos interlocuções com referenciais ligados às Ciências Humanas e Sociais, tais como Michel Foucault, Michel De Certeau e François Dubet. Sem abrir mão do diálogo com o campo educacional, também recorremos às considerações de obras elaboradas por autores como Ivor Goodson e Paulo Freire. Considerando que a especialização e o crescimento da natureza técnica da Ciência Moderna, desagregada de sua popularização, aumentam as desigualdades e promovem processos de exclusão e de alienação, apresentamos um modelo de formação escolar amparado nas aprendizagens narrativas propostas por Goodson que privilegia a construção de outras relações entre conhecimentos e vivências produzidos nas escolas. Argumentamos que, evidenciando como se processa a construção dos saberes discentes cotidianos e a forma como suas experiências são erigidas em diferentes realidades, é possível trabalhar múltiplas dimensões dos conhecimentos científicos. Isto oportuniza a construção de novos sentidos para as experiências estudantis, enquanto o entendimento dos conceitos e conteúdos científicos podem ser desenvolvidos de modo não apartado das culturas e das emoções que interpelam os processos de escolarização e as instituições educacionais.

Biografia do Autor

Maicon Azevedo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

É professor/pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, onde atua no Programa de Pós-Graduação de Filosofia e Ensino e no Programa de Pós-Graduação de Ciência, Tecnologia e Educação. Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, especialização em Ensino de Ciências e Biologia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Coordena o projeto institucional Articulando diálogos entre a Escola e a Universidade. Também é pesquisador associado do grupo Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq). Foi vice diretor da Regional 02 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia de 2009 a 2015.

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Ibirité e da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC/RJ. Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense, UFF. Mestre em Educação, licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq) e ao Laboratório de Estudo Bioculturais (Kaipora/UEMG/CNPq).

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Azevedo, M., & Borba, R. C. do N. (2020). Educação em Ciências em tempos de pós-verdade: pensando sentidos e discutindo intencionalidades. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1551–1576. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1551

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Artigos