Ciência não autoritária em tempos de pós-verdade

Autores

  • Marcilia Barcellos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1496

Resumo

Esse artigo é uma reflexão que discute o papel da educação científica na crise da verdade. No alicerce da teoria freireana, a partir do conceito de educação bancária, são discutidas as implicações de uma postura pedagógica antidialógica e de um discurso científico autoritário na educação popular. O texto argumenta que essas posturas estão no cerne do insucesso da ciência em incluir seus discursos na disputa dos regimes de verdade que se estabelecem na vida comum. Partindo desse diagnóstico, argumenta-se pela necessária desmonumentalização da Ciência na educação em ciências. Nessa tarefa são mobilizados alguns conceitos dos estudos sociais da ciência e das epistemologias do Sul. Por fim, o artigo sustenta algumas alternativas para enfrentar a crise da verdade e da desinformação a partir da educação problematizadora dialógica de Freire, da Ecologia dos Saberes e da Tradução Intercultural, de Boaventura de Souza Santos, e da busca da construção de um Mundo Comum como preconizado por Bruno Latour.


Biografia do Autor

Marcilia Barcellos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus de Petrópolis

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado e doutorado em Ensino de Ciências (Área de concentração: Física) pela Universidade de São Paulo . Atualmente é docente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus de Petrópolis. É docente do programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: história e epistemologia, filosofia e sociologia da ciência, currículo e formação de professores.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Barcellos, M. (2020). Ciência não autoritária em tempos de pós-verdade. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1496–1525. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1496

Edição

Seção

Artigos